Por que uma marca vai além da identidade visual?

Por Gabriel Mansur

Se tem um assunto que não cansa e não sai de moda, é a importância do branding. É como se fosse o Titanic do marketing: não importa quanto tempo passa, ele sempre é lembrado.

Ok, cara pálida, mas o que é branding? De forma resumida: Branding (ou brand management) refere-se à gestão da marca de uma empresa, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas.

Nesse contexto, inclui-se slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços. Porém, uma marca deve ir além dessa identidade visual.

Por exemplo: como o olhar cuidadoso para a sua marca, a manutenção da reputação e a coerência entre as ações da sua empresa com os valores que você prega nas suas redes sociais são fundamentais para o seu negócio?

Independentemente da marca, do seu tamanho, em qualquer que seja o segmento, todos os empreendedores enfrentam um desafio muito comum: tornar suas marcas relevantes no mercado.

Mas não precisamos ir muito longe. Aqui na Newmd também vivenciamos desafios muito comuns, enfrentamos diariamente a dor e a delícia que é construir a nossa marca para atingirmos os nossos objetivos de mercado.

Por isso, acreditamos que a construção do branding é feita no dia a dia, e vai muito além apenas da identidade visual.

A marca nada mais é do que uma escolha de como uma empresa quer ser percebida pelo mercado. E isso nada tem a ver com tamanho ou segmento de negócio.

Em outras palavras, uma empresa precisa decidir, estrategicamente, por quais atributos ela pretende ser reconhecida pelo seu público e seus stakeholders, e fazer disso um de seus principais pilares de comunicação, de forma consistente.

As marcas precisam, cada vez mais, assumir um papel de protagonismo com a sociedade, indo além da relação com seu público-alvo e de uma simples transação comercial.

Um estudo chamado Covid Barometer, realizado em 2020, no auge da pandemia, apontou que 71% das pessoas preferem que a propaganda das marcas mostre o que elas estão fazendo para melhorar suas vidas.

Já 75% gostariam de saber o que as marcas estão fazendo para ajudar a comunidade.

As marcas não vão resolver todos os problemas sociais, papel que também não cabe às empresas, mas parece óbvio que os negócios precisam construir propósitos e pôr em prática tudo que é adotado em seus esforços de comunicação.

O ponto é: como, através de nosso propósito, minha marca consegue contribuir para a sociedade? Não é só um discurso bonito.

Marcas com propósito real e comunicação efetiva vendem mais. Já falamos do “Social Marketing” por aqui.

Por isso, as marcas vão muito além de representações visuais. Uma marca poderosa tem clareza do porquê ela foi criada, quem ela é, com quem ela fala, e quais problemas ela resolve, no mercado e na sociedade.

Trazer isso sintetizado em um símbolo que transmita esta essência é fundamental. Só que para um processo de branding ser completo, é preciso trazer ainda um tom verbal pertinente.

Também é importante ter um mapa de valores, territórios de comunicação definidos estrategicamente e, obviamente, todos os demais elementos que compõem o universo visual de uma marca.

O grande desafio é acreditar que marcas bem construídas e alinhadas ao contexto atual do cliente vendem mais. É aquela velha máxima: aquilo que trouxe uma empresa até aqui, não garante sua sobrevivência daqui para a frente.

Marcas são feitas para resolver problemas de pessoas, mas a sociedade muda. Basta ver todas as mudanças que passamos no período de pandemia. Faz sentido se comunicar da mesma forma que antes? É certo que não.

As empresas não podem perder a capacidade de ouvir o mercado e atualizarem suas propostas e suas formas de agir e comunicar. Isso contribui na longevidade das marcas e, claro, em resultados de vendas.

O futuro das marcas

O futuro é “customer centric”. O cliente deve estar no centro de todas as decisões de negócio.

Como sabemos, ele está cada vez mais digital e demandando por soluções rápidas e customizadas. É um desafio para as empresas, especialmente para as de culturas mais enraizadas, se adaptarem a estes novos hábitos do consumidor.

As empresas não podem perder a capacidade de ouvir o cliente, e agir rapidamente. Por isso, as equipes de marketing e comunicação podem e devem ter um papel de protagonismo nas companhias.

O processo de construção de marca é contínuo e estimulante, afinal, as necessidades do consumidor mudam o tempo todo. As marcas que se adaptam mais rápido, são mais competitivas. Mesmo diante de concorrentes tradicionais.

Para finalizar o tema de hoje, aqui vai uma sequência de dicas para você inserir em sua marca. Mas é aquela história: é apenas um conselho, ninguém é obrigado a seguir ou “comprar”, rs.

  • Missão e valores - a identidade da empresa ultrapassa a aparência;
  • persona - que define, inclusive, o tom de voz da empresa;
  • Estratégia de Benchmark - conhecer seus concorrentes é um passo enorme para superá-los;
  • Networking - a rede de contatos é um dos maiores bens de uma empresa;
  • Estratégia de marketing - divulgar, divulgar e divulgar! Afinal, quem é a sua empresa na fila do pão?

O branding se faz necessário para tornar a sua empresa memorável - a primeira que vem à mente e na busca do Google, de preferência, quando o cliente pensa no serviço que você presta!

A NewMD te ajuda a alcançar os resultados que a sua empresa precisa. Inclusive, se gostou do conteúdo e quer saber mais a respeito, entre em contato com o WhatsApp 92 98188-9524 e faça já um orçamento para a sua marca. 

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