Em uma notícia divulgada no dia 27, no portal G1, consta que a taxa de desemprego subiu para 14,7% no 1º trimestre de 2021 e atingiu um recorde de 14,8 milhões de brasileiros. A crise vem em meio aos desafios impostos pela piora da pandemia no país, segundo divulgou o IBGE.

Em paralelo a esta marca negativa, o número de Microempreendedores Individuais (MEI) cresceu no país ao longo de 2020. Do total de 3,6 milhões de empresas abertas no período, 2,6 milhões eram MEIs, representando um crescimento de 8,4% em relação ao ano de 2019.

A falta de empregos justifica o aumento de microempreendedores, que precisam se “virar nos 30”, como já dizia o pensador contemporâneo Fausto Silva (Ô LOCO MEU), para não passar fome. Alguns viram Uber, outros vão vender arte na praia, meta de qualquer adolescente depois de repetir o ano pela 4ª vez.

Mas tão difícil quanto arrumar um emprego, é ser um empreendedor de sucesso. Lá vai um segredo: assistir todas as temporadas de “Shark Tank Brasil” não faz de ninguém um tubarão branco. Assim como a falta de planejamento deixa qualquer empresário mais perdido que o Nemo no fundo do mar.

O que importa é que, independentemente da área de atuação, fazer uma boa divulgação é fundamental para qualquer tipo de negócio. Afinal, quanto mais sua empresa é conhecida, mais clientes, mais força de marca e mais sucesso, certo?

É preciso ser criativo na hora de realizar essa divulgação, pois abordagens inventivas e diferenciadas podem atrair um número ainda maior de consumidores do que as ações tradicionais.

Quando você surpreende e desperta a curiosidade do seu público-alvo, é mais fácil ganhar pontos de carisma e gerar engajamento. E é justamente isso que você quer, não é? 

Tem dúvidas sobre como divulgar a empresa da melhor forma? Confira este artigo até o final e anote 10 dicas valiosas!

1. Crie um site blog

Ter um site responsivo é obrigatório para negócios que querem mostrar seriedade e crescer no mercado. Além disso, é importante ter um pé na blogosfera — melhor ainda se integrar esses dois espaços. Isso porque você poderá unificar conteúdos em um só lugar, tornando a vida do usuário mais fácil.

2. Invista (profissionalmente) nas redes sociais

É lindo ver seus pets e filhos nos stories, ainda mais se a mãe for a Tatá Werneck (a Clara Maria é o bebê mais cuti cuti do mundo), mas, segundo dados do relatório Social Media Trends 2018, 94,4% das empresas já estão nas redes sociais. 

Se você quer ganhar público, é preciso investir profissionalmente nelas, ou seja, planejar campanhas, interagir com seguidores e investir em posts patrocinados. Os usuários também são impactados por anúncios e publicações orgânicas de empresas de seu interesse.

3. Participe de feiras e eventos

Quem não é visto, não é lembrado. Estar no lugar certo pode ser muito proveitoso. Além de encontrar possíveis parceiros para ajudar na divulgação de sua marca e aprender mais sobre os movimentos recentes do mercado, os eventos relacionados ao seu setor têm uma grande circulação de pessoas interessadas no seu tipo de produto ou serviço.

4. Mescle ações virtuais e físicas

Um bom modo de promover sua empresa amplamente é por meio de ações online e offline bem alinhadas. Por exemplo, enquanto envia e-mails marketing, por que não mandar cartas personalizadas — até mesmo escritas à mão — para aqueles clientes especiais? Com esse gesto, você poderá mostrar a eles que são importantes para o seu negócio.

5. Considere a estratégia de gifting

Tem coisa melhor que ir ao dentista e ganhar um pirulito por não gritar depois após extrair os sisos? A estratégia de gifting é mais ou menos isso. Quando a empresa presenteia clientes, parceiros e prospects, vai muito além de distribuir brindes. Tem a ver com criar uma experiência diferenciada e um vínculo emocional, demonstrando que você vê valor naquela pessoa.

6. Use feriados e datas especiais

Os feriados devem ser aproveitados também pelas empresas, afinal, são momentos especiais que as pessoas usam para relaxar e, o que importa para nós nesse momento, fazer compras!

Por isso, lembre-se de lançar campanhas e ações promocionais em datas especiais, como Dia dos Namorados, Natal e Black Friday. Elas podem impulsionar as vendas e gerar bons retornos para o seu negócio.

7. Faça parcerias com celebridades

Já falamos aqui sobre atrelar famosos a uma marca. Caso a verba esteja curta, você pode sair do lugar-comum de usar atores ou jogadores de futebol e fechar parcerias com outras figuras relevantes. Estamos na era digital. Aproveite, por exemplo, youtubers, instagrammers e blogueiros. Apesar de terem públicos menores, costumam ter mais influência sobre aquele nicho.

8. Invista em links patrocinados

O site mais acessado do mundo é o Google. Por que não fazer anúncios nessa gigante das buscas e aproveitar essa exposição? Para isso, o melhor caminho é anunciar com links pagos, ou seja, aqueles resultados patrocinados que aparecem em destaque no topo da página, acima dos orgânicos, a cada pesquisa.

9. Chame atenção com fatos inesperados

Sabe aqueles memes que de tempos em tempos brotam na internet? Muitos deles nascem de eventos inesperados, como gafes de famosos, cenas inusitadas no esporte, vídeos de humor etc. Que tal brincar com alguns deles em suas redes? Isso é uma forma criativa e atual de interagir com o público.

10. Encontre uma parceira criativa

Divulgar a empresa de maneira criativa vai além dos meios escolhidos, pois é preciso elaborar uma boa estratégia com linguagem adequada e diferenciada. 

Para isso, é necessário utilizar imagens interessantes, bem como sons, vídeos e folders que despertem a atenção de seu público-alvo de alguma forma, seja com humor, seja com uma mensagem emocionante.

Depois de cinco páginas de dicas, esperamos que tenha sido o suficiente para as melhores formas de divulgar seu negócio. Mesmo assim, dúvidas são sempre bem-vindas. Entre em contato com o WhatsApp (92) 98188-9524 e descubra como podemos ajudar você!

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