O marketing é dividido em dois pilares, o tradicional e o digital. Mas isso não significa que eles se odeiam e são uma espécie de Fla-Flu ou Vasco x Flamengo. 

É mais como disse o cantor Fábio Júnior, mais conhecido como pai do Fiuk, uma vez: “carne e unha, alma gêmea”. Tem publicitários que falam até que esse trecho é em homenagem ao marketing (brincadeirinha). 

Ambos podem bancar o rebelde e caminhar sozinhos, mas é recomendado investir nas duas formas, pois elas se completam.

Agora que você sabe que marketing tradicional e digital andam juntos, bora entender a diferença entre eles? O bom de sermos um blog é que você não pode dizer não, no máximo interromper a leitura (mas logo agora que vamos entrar no clímax da história, então eu não recomendo).

Vamos começar pelos mais velhos, pois somos educados. 

O marketing tradicional começou antes da internet, portanto engloba  todas as técnicas offline de marketing: TV, rádio, materiais impressos, telemarketing, entre outros. 

Lembra aqueles comerciais de margarina em que a família está sempre brincando e sorridente? É um exemplo do formato tradicional.

Quando a operadora do seu celular liga durante seu sono de beleza para vender o melhor plano que já existiu na face da Terra? Marketing tradicional. Em outras palavras: no Marketing Tradicional, é a marca que vai até você.

Agora vamos ao “irmão” mais novo

O Marketing Digital, por sua vez, engloba as técnicas desenvolvidas no meio online. Destacam-se ferramentas digitais como redes sociais, sites, blogs, publicidade em sites de busca, spots para plataformas de streaming, entre outros.

O objetivo é atrair e fidelizar clientes, trabalhando de uma maneira mais pessoal e específica, tratando o cliente como único. Ou, para os fãs de BBB: tratando o cliente como um alecrim dourado.

Vamos traduzir para a linguagem dos românticos de plantão: o Marketing Tradicional é como se fosse o “poliamor”, trabalha com uma grande quantidade de pessoas de uma única vez. 

Já o Marketing Digital preza pela monogamia, mas tem seus momentos de infidelidade. É uma ferramenta que busca atingir cada pessoa de maneira diferente. Isto não quer dizer que não é possível atingir uma massa na internet.

Além disso, existem diferenças fundamentais: o Tradicional é bem estruturado, se cria um grande planejamento de mídia antes da campanha ir ao ar. No Digital o planejamento é mais imediatista, as campanhas são menos estruturadas.

Se quiser entender mais sobre BBB, futebol ou poliamor, talvez esse não seja o lugar certo. Mas se o assunto for marketing, aí pode reservar sua cadeira. Ou entre em contato com o WhatsApp (92) 98188-9524 caso queira evitar a fadiga.

Quer receber nossos blogs e outros conteúdos do universo do marketing digital lá no Telegram? É só entrar no nosso canal tocando/clicando no link a seguir: https://t.me/newmdsolutions