Por Gabriel Mansur

Você já ouviu falar no termo networking? Nem todo mundo conhece essa expressão, ainda mais se estiver fora do mercado de trabalho. E o puxa-saquismo? Esse aí vem de berço, né!? 

Pesquisas realizadas por ninguém e que contam apenas com a opinião de quem quisermos apontam que é a terceira palavra pronunciada por um bebê, depois de “cocô” e “quelo”. 

O puxa-saquismo nada mais é que o ato ou efeito de bajular; adular, lisonjear. Pelo menos é o que consta no dicionário. Mas é preciso que fique claro: o puxa-saco não faz networking, ou até pode ser que faça, mas as expressões não significam a mesma coisa. Sim, o céu não é azul. A verdade dói.

Também conhecido como “rede de contatos”, o Networking é a forma de cultivar relações profissionais em diversos ambientes e utilizar essas relações para alguma finalidade.

Seja para fortalecer as amizades, estreitar negociações comerciais ou para aproveitar oportunidades no mercado de trabalho. E é justamente essa ação que divide opiniões.

Há quem considere o networking como uma atitude falsa, ou seja, o puxa-saquismo, como se as pessoas só se aproximassem através de um interesse. Outros entendem ser uma coisa natural nas relações atuais.

Fato é que o networking estimula a troca de experiências e informações entre contatos, de modo a fortalecer essa rede. Ou seja, as relações profissionais criadas geram oportunidades de compartilhamento de interesses, informações e até formações de parcerias, gerando benefícios para ambos os lados.

O que precisa ficar claro, entretanto, é que manter bons relacionamentos é fundamental, independentemente de credo ou área de atuação. E tratando-se de uma rede de contatos profissionais, existem grandes benefícios nas trocas de informações e experiências.

Qual a importância do networking?

Você já parou pra pensar que as pessoas ao seu redor podem te auxiliar profissionalmente algum dia? Atualmente, ser “apenas” um bom profissional não é o suficiente – e isso já estamos acostumados a escutar. 

As pessoas estão buscando trabalhar com aqueles que conhecem ou que já ouviram falar bem de uma certa forma. O famoso Q.I: Quem Indica.

Sendo assim, aqueles com quem você se conecta podem sempre abrir novos caminhos e oferecer oportunidades de negócios, tanto para você quanto para sua empresa. E é exatamente disso que o networking se trata.

É aí que entra a importância de manter uma boa rede de contatos com quem você pode contar, e também auxiliar, ou seja, cultivar seu networking, suas relações profissionais. 

Assim, torna-se possível usá-las com a finalidade de fortalecer vínculos e até mesmo estreitar negociações comerciais. Essa boa relação influencia o surgimento de oportunidades.

Mas você deve estar se perguntando: como exatamente o networking vai me ajudar na prática? Quando uma pessoa precisa de ajuda, quem ela procura? Alguém que conhece e confia, certo? 

O mesmo ocorre no pedido por indicações. Quanto mais qualificados são seus contatos, maiores as chances de encontrar boas oportunidades. Exemplo: você abre os classificados desesperado atrás de um emprego. 

No entanto, surge uma luz no fim do túnel: um ex-colega de trabalho, que hoje recruta empregados para uma empresa, confia ou recebe indicação sobre seu potencial. Adivinha o que acontece? Naturalmente você “fura fila” na entrevista. Suas chances aumentam.

Agora imagina o contrário: você está no papel de contratar alguém ou vender algum serviço ou produto. O interessante sobre essa atividade de cultivar a rede é que ela se aplica muito bem em empresas também.

Networking profissional: como fazer negócios?

Além dos benefícios para a vida profissional de quem está inserido no mercado de trabalho, existem outros pontos positivos. O networking também pode ajudar sua empresa a aumentar seu número de clientes e, consequentemente, de vendas.

Sabemos que não é fácil criar uma relação com quem não somos próximos. Para isso, é necessário conhecer o perfil da pessoa para, assim, obter contatos assertivos para o negócio. Até mesmo porque é necessário buscar parceiros que tenham o mesmo objetivo final: obter bons resultados.

Como fazer um bom networking?

Agora que você já sabe o significado de networking, como ele funciona e quais seus benefícios, trouxemos dicas válidas para colocar em prática. Primeiramente, lembre-se que qualidade difere de quantidade

Uma boa rede não é formada por muitas pessoas, e sim pelos contatos certos. Ou seja, não adianta possuir centenas de contatos sendo que os mesmos não são qualificados para o que você busca.

Para enriquecer verdadeiramente sua rede, tenha sempre em mente a importância de atentar-se aos acontecimentos. Você pode expandir sua rede em qualquer lugar, seja em eventos, palestras, reuniões, ou até em momentos inesperados.

No entanto, não espere que os bons contatos simplesmente apareçam para você. Atente-se, busque e frequente os locais certos caso queira manter uma relação profissional de benefícios mútuos.

Por exemplo: marque presença em eventos ou palestras de assuntos que são do seu interesse, com pessoas que entendam sobre temas importantes. E, claro, que conheçam outros indivíduos significativos.

Sabendo disso, considere essas dicas quando for montar a sua própria rede:

  • Mantenha contato com pessoas que você não vê com tanta frequência;
  • Conheça pessoas novas. Explique sobre sua área, se interesse pela do próximo, mantendo sempre uma relação de curiosidades mútuas;
  • Mantenha-se atualizado sobre o mercado e sobre assuntos importantes. Desse modo, você se torna um contato estratégico conceituado.
  • Nunca procure por seus contatos apenas para pedir favores. Sempre que puder, fale sobre assuntos variados, puxe uma conversa que mantenha a relação ativa, e ofereça amparo.

Ok, vimos que sua rede de contatos pode fazer a diferença diante do mercado. Portanto, se atentar a esse ponto é fundamental para que você enriqueça cada dia mais sua bagagem de conhecimento.

Pensar que o segredo do sucesso está diretamente relacionado às pessoas que convivemos, é uma visão que a princípio parece ser ingênua, mas que possui uma realidade muito forte.

E manter o bom relacionamento com sua rede de contatos é uma ação que deve ser realizada com frequência. Para isso, é importante aproveitar os canais de comunicação e redes sociais para fortalecer sua marca pessoal.

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