Por Gabriel Mansur

Não tem jeito! O Instagram resolveu dar uma repaginada geral em seu “guarda-roupa”. Tirou aquela poeira das gavetas, atualizou o vestuário e descartou aquelas “roupas” que não serviam mais.

E as trocas vieram numa leva só. Primeiro a ferramenta tirou o botão do IGTV, depois o bordão “arrasta para cima” – e com este, veio o link nos stories, para quem é verificado ou tem mais de 10 mil seguidores.

O lançamento da vez é um botão que leva usuários diretamente para um chat no WhatsApp. A ferramenta, que é voltada para uso comercial, servirá para facilitar o contato entre consumidores e pequenos lojistas/prestadores de serviço.

“Pensando em tornar essa experiência mais simples tanto para os negócios quanto para os consumidores, estamos disponibilizando um botão no perfil do Instagram que, com apenas um toque, leva os usuários diretamente para uma conversa com a marca no WhatsApp.

Até então, as empresas precisavam adicionar o número do seu WhatsApp no perfil no Instagram manualmente. Com o botão do WhatsApp, as pessoas poderão iniciar uma conversa de forma rápida e fácil no WhatsApp, assim que descobrirem uma empresa no Instagram”, diz o anúncio da plataforma.

Os anúncios no Instagram terão a opção “Clique para o WhatsApp”. As publicações impulsionadas permitirão que os usuários se comuniquem com as marcas diretamente no aplicativo de mensagens instantâneas.

Na modalidade, os comerciantes e prestadores de serviço poderão impulsionar publicações que levam os consumidores diretamente para uma conversa no WhatsApp.

Antes disso, só era possível realizar a integração pelo Gerenciador de Anúncios com uma conta no Facebook.

Os perfis comerciais também tinham como opções o botão “Mensagem”, que abria uma conversa no Direct, ou e-mail para contatos.

Conexão geral

Essa é mais uma ferramenta para integrar as plataformas do Facebook. Recentemente, se tornou possível conectar a DM do Instagram com o Messenger, do Facebook.

Os Stories também podem funcionar de forma conectada nas duas redes sociais.

Em agosto, o Instagram anunciou a expansão da ferramenta “Ads in Instagram Shop”, dedicada à publicidade e que estava em fase de teste.

O recurso foi lançado em países onde a aba Loja do Instagram está acessível, e o Brasil, terceiro país que mais usa a rede social no mundo, não ficou de fora.

Segundo o Instagram, o artifício deixa mais fácil a descoberta de marcas e produtos. Com a nova funcionalidade, os anúncios vão aparecer na página inicial da aba Loja do Instagram.

Ao clicar, o consumidor é direcionado para a página de Detalhes do Produto, onde terá acesso a informações específicas.

A integração com o WhatsApp mostra que a plataforma está dedicada a oferecer mais opções de comércio eletrônico.

Como adicionar botão com link do WhatsApp no Instagram
  1. Acesse seu perfil de usuário e toque sobre a opção “Editar”. Em seguida, acesse “Opções de contato”;
  2. Clique sobre a opção “WhatsApp” para acessar a página e configurar o recurso. Nesse momento, digite seu número do WhatsApp e pressione o botão “Enviar Código”. Aguarde alguns instantes até receber o código por mensagem de texto;
  3. Na página “Inserir o código”, digite a sequência numérica recebida por mensagem para vincular o WhatsApp. Em seguida, após confirmar ação, toque sobre o ícone de seta no canto superior esquerdo da tela para retornar até a página anterior;
  4. Acesse a opção “Exibição do perfil” e mantenha ativada a opção “Exibir informações de contato”. Feito isso, pressione “Concluir” para salvar as alterações em seu perfil.
Como visualizar o botão com link de WhatsApp no Instagram
  • Acesse um perfil de usuário e toque sobre o botão “Contato”. Em seguida, o link para iniciar uma conversa no WhatsApp será revelado. Basta tocar sobre o botão para iniciar uma conversa.

É isso, pessoal! Gostaram do conteúdo? Querem saber mais? Aproveitem que nós somos especialistas neste assunto. Entre em contato com o WhatsApp 92 98188-9524 e faça já um orçamento para a sua marca.

Quer receber nossos blogs e outros conteúdos do universo do marketing digital lá no Telegram? É só entrar no nosso canal tocando/clicando no link a seguir: https://t.me/newmdsolutions.