Por que e como usar seu Instagram de forma profissional?

Por Leomara Duarte

Instagram é, hoje, a sexta rede social mais usada no planeta, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Só que de abril de 2012, época em que foi comprada pelo Facebook, até os dias atuais, a empresa passou por transformações.

Claro que ainda tem usuários que usam o Instagram como conta pessoal. Selfies, fotos de comida, vídeos engraçados (ou nem tanto) e outras artes costumam aparecer no feed.

Mas atualmente grande parte dos “instagramers” usa o aplicativo de forma profissional. Seja você um microempreendedor ou uma multinacional de cosméticos, seu interesse é o mesmo: explorar o aplicativo para conquistar leads qualificados. É ou não é? Ou não? Segue o fio.

Como nem tudo é unanimidade, com exceção de que Pelé é, sim, MUITO MAIOR que Maradona, ainda existem muitas empresas que precisam aproveitar o que o Instagram tem a oferecer.

Se a sua empresa faz parte desse grupo, aqui temos uma notícia tão boa quanto receber uma doação milionária de um desconhecido: alcançar grandes resultados no Instagram não é tão complicado quanto você pensa.

Por isso que o assunto de hoje não é um assunto. Ora, ora, parece que temos um Sherlock Holmes aqui, não?! Mentira, é sim. Falaremos sobre a importância de ter um perfil profissional no Instagram. Estão esperando o quê? Vem com a gente!

A importância do perfil profissional no Instagram

No Brasil, mais de 69 milhões de pessoas usam o Instagram. Ou seja: estamos atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Desde Junho de 2016, o Instagram criou a opção de perfil comercial.

Por isso, agora é possível separar quem quer vender de quem quer apenas possuir um perfil particular. Para um perfil profissional no Instagram, foi incluído métricas, e os anúncios também passaram a existir dentro do aplicativo.

Dicas para usar o Instagram profissionalmente

Separamos algumas dicas para que você tenha sucesso em sua empresa através de um perfil profissional no Instagram.

1. Mude para perfil comercial
Caso você já tenha uma conta no Instagram, você poderá mudá-la para perfil profissional. Seu perfil deve estar definido como público, pois atualmente contas pessoais não podem ser alteradas para contas comerciais.

Dica: especifique bem seu perfil (bio), coloque as informações de seus serviços ou produtos de forma clara e rápida, além de link para seu site (caso possua). Se tiver loja física, coloque também o endereço e telefone para contato.

2. Análise de métricas
O Instagram disponibiliza essa ferramenta de análise de métricas para quem possui um perfil comercial. Você poderá ver dados como: 

  1. Número de pessoas que viram as postagens;
  2. perfil do público que segue a pagina (faixa etária, localização, gênero);
  3. detalhes sobre curtidas e comentários de cada post.

Com essas informações, fica muito mais fácil criar estratégias de vendas e alcançar exatamente o público-alvo ideal para seu negócio.

3. Poste nos horários certos
Procure postar nos dias ideais para seu público. Essas informações estão na ferramenta de negócios do perfil. Os horários ideais garantem maior engajamento com seu público e pessoas interessadas no seu produto ou serviço, o que pode fazer muita diferença.

4. Poste fotos e vídeos com qualidade
Depois de descobrir os melhores dias e horários para seu público-alvo, você precisa colocar imagens vídeos de qualidade para que a experiência do cliente seja ótima.

Lembre-se que o Instagram é uma rede social visual, por isso é importante que as imagens sejam de boa resolução e os vídeos sem barulhos e ruídos, com uma boa gravação.

O conteúdo pode ser editado a partir do mecanismo da plataforma, com inserção de filtros e alteração nos efeitos de luz, ou em editores externos, com efeitos exclusivos ou organização das fotos no feed.

5. Use Hashtags
As hashtags são muito importantes para um negócio. Afinal, há pessoas que seguem hashtags sobre assuntos ou produtos que gostam.

Então, se você coloca hashtag sobre determinado assunto nos seus posts, as pessoas que seguem essas hashtags irão visualizar essas publicações, mesmo que não sigam o seu perfil.

6. Crie vínculo com seu público
Pessoas compram de pessoas! Mesmo que você tenha um perfil profissional no Instagram, tenha um atendimento humanizado. Ou seja: crie um vínculo com seu público.

Como? Sempre responda as perguntas, seja atencioso nos comentários e converse de maneira direta com cada cliente. Além disso, faça perguntas nas suas postagens incentivando o engajamento das pessoas.

7. Faça Stories
Os stories são tão importantes quanto as publicações no feed. Eles são uma ferramenta essencial de contato com seu público-alvo, o que possibilita conversas diretas e cria um laço de proximidade com quem assiste.

8. Otimize o tempo
Agendar posts pode otimizar o tempo e faz com que você nunca esqueça de postar nos dias e horários ideais para seu público. Existem ferramentas exclusivas para isso.

Por isso, basta escolher a foto ou vídeo, inserir a legenda, definir a data e o horário desejados e o programa publica automaticamente na conta. O mecanismo pode ser usado no feed e nos stories, além do Facebook.

9. Faça posts patrocinados
Posts patrocinados fazem com que as pessoas que ainda não seguem a página tenham acesso ao seu conteúdo. Assim, o anúncio será sinalizado como “patrocinado” no feed.

Essa estratégia (no grego, stratigikí) possibilita criar links para o próprio perfil, para um produto ou serviço específico ou para o site da empresa. Além disso, você pode definir o perfil do público que quer atingir, o que faz com que sua publicação tenha um bom retorno.

10. Publique conteúdo relevante
É muito importante que você publique conteúdos relevantes para seu público-alvo. Dê dicas e poste vídeos com chamadas para o site.

Crie posts que tirem dúvidas dos seus clientes, mas também faça postagens criativas e descontraídas.

Dica extra: mantenha seu feed organizado. Afinal, é como diz aquele velho ditado: a primeira impressão é a que fica. “Se você não consegue manter o seu próprio perfil organizado, com que propriedade vem aqui dar conselhos”? O Instagram é a sua casa. Os convidados sempre reparam a bagunça.

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