Lançada em 2016, a função stories do Instagram foi criada com o objetivo de melhorar a interação entre os usuários, permitindo a postagem de fotos e vídeos efêmeros, de 15 segundos cada, disponíveis por 24 horas. O recurso funciona como uma forma de contar histórias em curto tempo, sendo exibidos como slideshow ou vídeos curtos.

Com o passar dos anos, a função foi ganhando espaço e caiu no gosto dos usuários. A partir disso, os desenvolvedores incluíram funcionalidades mais dinâmicas, tais como boomerangs, filtros, transmissões ao vivo, enquetes, destaques, adesivos, GIFs, música, cenas e vários outros, para estimular ainda mais a criatividade dos utilizadores.

Atualmente, mais de meio bilhão de pessoas, no mundo inteiro, já usam os stories seja para compartilhar o dia-a-dia, ou para divulgar produtos e serviços de empresas. Este crescimento desperta, cada vez mais, a curiosidade das marcas que desejam alavancar sua imagem digital na internet, pois o recurso é considerado poderoso em vendas por permitir a interação e aproximação humanizada com o cliente, o que desperta o interesse, conquista a confiança e, consequentemente, torna a sua marca mais popular e gera mais vendas.

Afinal, confiança e credibilidade são fundamentais para qualquer marca, e com o sucesso do recurso, que são rápidos e excelentes para gerar engajamento, a tendência é que as funções se tornem ainda mais relevantes na plataforma.

Apresentamos cinco dicas básicas para melhorar o engajamento da sua marca no Instagram, utilizando a ferramenta:

  • Crie vídeos espontâneos: Os stories partem da premissa de naturalidade, humanização e simplicidade. Portanto, faça vídeos simples e espontâneos que despertem a curiosidade de seus clientes para saber como sua empresa funciona nos bastidores. Isso ajuda e aproxima cada vez mais os clientes da sua marca e a torna cada vez mais conhecida.
  • Mostre seu produto real: Uma vantagem muito interessante que o Instagram Stories traz, é a possibilidade de mostrar seu produto ou serviço em sua forma real. Muitas pessoas ainda sentem receio em realizar compras pela internet, seja através de um site e-commerce, ou qualquer outro tipo de anúncio que utiliza  a imagem do produto editado por recursos digitais para aperfeiçoar as imagens, que geralmente são retiradas de bancos de imagens pagos. Então é fundamental que você abuse da criatividade e exponha seus produtos/serviços da forma como eles são, com todos os detalhes e funcionalidades para que você consiga convencer seu cliente de que o produto é essencial para ele e, assim, converter em venda.
  • Faça chamadas para ações (CTA): Mais conhecidas como Call to Actions, as chamadas têm o propósito de guiar seus seguidores/clientes para um caminho específico que você pretende enfatizar. Portanto, insira links, marque perfis, utilize hashtags e destaque sempre com uma legenda de “arraste para cima para mais detalhes”, ou “clique no perfil para mais informações”. Esses detalhes são essenciais para engajar e despertar mais o interesse do usuário a querer saber detalhes sobre o conteúdo que sua marca pretende divulgar/vender.
  • Patrocine seus stories: Assim como patrocínios em posts de feed, o Instagram permite que você promova também seus stories. Os anúncios são vantajosos, pois aumentam a visibilidade da marca e as possibilidades de conversões em vendas, então vale a pena investir.
  • Faça sorteios: Sabemos que o “grátis” chama a atenção das pessoas, assim como os desafios de sorte, então nada melhor do que aumentar o engajamento da página, o número de seguidores e a visibilidade da marca realizando sorteios na plataforma, que variam de acordo com cada segmento e marca, geralmente são produtos, serviços, cortesias, ingressos ou voucher’s.

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