Por Gabriel Mansur

Que tipo de pessoa é você? Aquela que procura os óculos com eles na cabeça ou aquela outra que “vive perdendo” o celular enquanto está numa ligação com a cremosa?

A vida às vezes está tão no “piloto automático”, que simplesmente não percebemos detalhes simples que nos rodeiam. Não acredita? Então entra no Instagram e procura o botão do IGTV…

Não achou, certo? Isso porque ele foi deletado da plataforma. Todos os vídeos antes disponíveis no IGTV agora aparecem em um formato de feed vertical, com destaque no perfil do usuário.

Quer mais dicas sobre o aplicativo? “Arrasta para cima”, como dizem os influencers e criadores de conteúdo. Ops, percebeu, né? A frase mais repetida que comida de vó sumiu dos stories.

O bordão era utilizado, especialmente, por usuários com milhares de seguidores, Para substituí-lo, a plataforma liberou a possibilidade de colocar link nos Stories utilizando um sticker.

O recurso ainda está em fase de testes e, para utilizá-lo, é necessário ter mais de 10 mil seguidores, ou um perfil verificado. Ser bonito (a) e sedutor (a), infelizmente, não tem muita relevância nesse caso.

Adeus, “arrasta para cima”

Por enquanto, o recurso está disponível apenas para usuários “hypados”. A  boa notícia é que a ferramenta deve chegar a todos em breve – ao menos é o que afirmou o chefe de produto do Instagram, Vishal Shah, em entrevista ao The Verge.

Se você é um dos felizardos que já pode adicionar o link aos stories, só que ainda não sabe muito bem como fazer, pegue seu bloquinho de anotações. Afinal, 10 mil seguidores é ótimo, mas convenhamos que não chega a ser um HD.

Como colocar link nos Stories do Instagram?

São apenas quatro passos e nada muito rebuscado.

  1. Abra o Instagram e vá até os stories;
  2. Após gravar ou definir a partir da sua biblioteca de mídia o que deseja postar, clique no ícone de stickers – aquele quadradinho com um rosto;
  3. Toque em “link” e adicione o endereço o qual você quer que as pessoas cliquem. Depois, aperte “Concluir”;
  4. Você pode movimentar o link na tela, bem como aumentar e diminuir seu tamanho com a pinça. Também é possível mudar a cor do endereço clicando sobre ele.
Bye bye, IGTV

Assim como o “arrasta para cima”, o botão do IGTV também não existe mais. O Instagram passou a destacar os vídeos com mais de um minuto de duração nos perfis de cada usuário, em uma aba dedicada.

De forma simultânea à exclusão do IGTV, a plataforma anunciou em sua conta do Twitter que aumentou o limite de tempo dos Reels de 30 para 60 segundos.

No começo do ano, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, comunicou que tentaria consolidar o formato do Reels e do IGTV para competir com o TikTok. Segundo Mosseri, o principal pilar da plataforma  passou a ser criador de conteúdo.

Mas se por um lado o Reels prevaleceu como formato, por outro o botão do IGTV – aquela televisão com risco e antenas – foi substituído por um outro botão de “play” no perfil.

O que mudou na prática? Vídeos antes disponíveis no IGTV aparecem agora em um formato de feed vertical, com destaque no perfil do usuário. Antes, havia uma página separada apenas para o recurso.

Mudanças no Instagram incluem tradução em stories

O objetivo do Instagram é apagar o estereótipo de que a plataforma é apenas para fotos. Mosseri afirmou em um no Twitter que a rede social vai procurar “abraçar o vídeo de uma forma mais ampla”.

Recentemente, essas mudanças têm sido acompanhadas por usuários já em alguns formatos da ferramenta, como o Stories, que ganhou tradução de texto simultânea para mais de 90 idiomas, inclusive o português.

Se restaram dúvidas sobre as mudanças, não ouse se descabelar. Brechinha para vender o peixe: esse é justamente o nosso trabalho. Entre em contato com o WhatsApp (92) 98188-9524 e fique suave na nave!

 

Quer receber nossos blogs e outros conteúdos do universo do marketing digital lá no Telegram? É só entrar no nosso canal tocando/clicando no link a seguir: https://t.me/newmdsolutions