Um dos estágios iniciais e fundamentais é a criação de personas, que ajudarão a definir estratégias de conteúdo direcionados para os perfis ideais dos clientes da sua empresa. Os conteúdos são destinados a eles de acordo com as suas necessidades e estágio na jornada de compras. Em um resumo geral, é importante definir uma persona para entregar o conteúdo específico para um cliente específico, de acordo com o que ele procura.

Mas antes, vamos entender o que é persona.

Conhecida como persona ou buyer persona, trata-se da representação semi ficcional do cliente ideal de uma empresa. É um perfil criado para ajudar seu negócio a identificar e compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa. A análise é feita com base em dados reais sobre comportamento e características deles, que ajudam a criar e direcionar estratégias para os clientes certos que comprarão ou contratarão seus produtos/serviços.

Persona vs. Público-alvo

Exemplo simples e prático:

  • Público-alvo: homens e mulheres, de 20 a 30 anos, solteiros, graduados em administração, com renda média mensal de R$ 2.000 Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de cursos profissionalizantes.
  • Persona: Maria Cecília, de 32 anos, é recém-formada em administração e trabalha para uma multinacional. Ela pretende se qualificar profissionalmente através de uma pós-graduação em gestão de processos, em São Paulo. É solteira e está buscando universidades na região com aulas mensais.

Entendeu a diferença? Definir um público-alvo é mais abrangente, já definir a persona requer delimitação de características para, como já abordado acima, encontrar um perfil específico.

Dez dicas de perguntas para encontrar a persona para a sua empresa:

  1. Faixa etária;
  2. Profissão;
  3. Gostos pessoais;
  4. Costumes;
  5. Estilo de vida;
  6. Decepções;
  7. Hábitos de compra;
  8. Fatores de decisão;
  9. Influências;
  10. Quais mídias mais utilizam.

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