Uma característica vantajosa do mundo do Marketing Digital é a possibilidade de segmentar suas campanhas, direcionando-as a um público-alvo.

Diante das constantes mudanças no cenário empresarial, é essencial ter um público específico para atender às demandas e solucionar os problemas desse nicho que, cada vez mais, busca por empresas direcionadas que possam atender às necessidades de forma objetiva, segura e eficaz.

O que é um público-alvo?

É um grupo específico de consumidores (empresas ou pessoas físicas) que possuem um perfil de consumo semelhante, portanto, sua empresa deve desenvolver ações de marketing direcionadas a fim de atingir esse público, utilizando estratégias para oferecer produtos ou serviços que despertem o interesse do cliente e o faça comprar.

Essa estratégia ajuda a economizar dinheiro, pois visando as pessoas certas é muito mais fácil obter retorno gastando muito menos do que gastaria em campanhas não direcionadas, em busca de um público específico. Em outras palavras, campanhas aleatórias, sem foco, direções e com custos exorbitantes.

Outra vantagem é a facilidade de monitorar a atividade dos usuários na internet, seja através dos hábitos de consumo, preferências, gostos pessoais ou trajetória profissional. Logo, é possível segmentar de forma bem específica as pessoas para quem você quer vender.

A pesquisa de mercado é o método continuamente utilizado para a seleção desse público. A segmentação de mercado é crucial para desenvolver estratégias. Quanto mais tempo investido nas pesquisas, melhores e mais eficazes serão os resultados obtidos.

  • Demográfica: estuda estatisticamente as populações e seus aspectos através da faixa etária, sexo, raça, nacionalidade, estado civil, religião.
  • Socioeconômica: divide os perfis sociais e econômicos da população. As variáveis identificadas nesse processo são classe social, renda, profissão, escolaridade.
  • Geográfica: determina o grupo de acordo com o local, modo de vivência e comportamento. Conhecendo onde essas pessoas vivem e compreendendo quais comportamentos elas possuem, fica mais fácil estabelecer estratégias para atender exatamente o que esse público procura. Métodos de busca: países, estados, cidades, bairros, CEPs.

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