6 dicas para evitar o bloqueio criativo

Por Leomara Duarte

Todo mundo experimenta bloqueio de escritor em algum momento de suas vidas. Pode ser uma experiência frustrante e pode fazer com que você perca o foco em sua escrita. Felizmente, existem maneiras de evitar o bloqueio do escritor e voltar a criar conteúdo rapidamente.

Ao entender as causas dos bloqueios criativos, como estresse, falta de motivação ou fadiga, você pode tomar medidas para evitar que eles ocorram. Além disso, existem certas técnicas que você pode usar quando o bloqueio do escritor ocorrer, que o ajudarão a voltar aos trilhos rapidamente.

Desde debater ideias e fazer pausas até buscar inspiração em outras fontes e conversar com um amigo, essas estratégias ajudarão você a superar quaisquer bloqueios criativos que possam estar impedindo você de produzir um ótimo conteúdo.

Veja 6 dicas simples para resolver seus problemas com o bloqueio criativo:

1. Faça uma pausa

Os cientistas explicam que o cérebro humano é capaz de se concentrar em um objeto por no máximo 50 a 60 minutos. Por esse motivo, fazer pequenas pausas no trabalho pode ajudar seu cérebro a recarregar suas baterias de criatividade.

2. Tenha um caderno de anotações

Isso dá certo. Sempre ande com ele aonde for. Há quem prefira fazer anotações no celular ou no computador. Mas o papel ainda é a melhor opção. Conforme você escreve sua ideia, outras podem surgir. Anotar ideias também é útil quando ocorre um bloqueio criativo.

3. Fuja da rotina

Se você tem uma vida rotineira, está na hora de mudar. Acorde e faça algo novo!

Uma rotina é ótima para se organizar e conseguir fazer tudo em um dia. Porém, para quem trabalha com criatividade, esse ritmo contínuo sem nenhuma alteração pode causar um bloqueio. Então a dica é fugir um pouco da rotina.

Você não precisa mudar tudo de um dia para a noite. Às vezes, só de mudar de lugar no trabalho, de escolher uma mesa diferente, você já vai sentir a diferença.

4. Faça exercícios regularmente

Faça uma corrida, entre em uma academia, comece a lutar boxe, vale tudo. Quando praticamos, deixamos de lado o problema que precisamos resolver de forma criativa. É uma ótima forma de encontrar uma resposta, uma solução para aquela dúvida que tanto te incomoda. Além de fazer um bem para sua saúde.

5. Evite distrações

Ao realizar uma atividade, é normal buscarmos qualquer forma de distração e breve lazer ao invés do trabalho, de forma que comprometa o andamento das demandas profissionais. Remova de perto toda e qualquer fonte de distração, como telefones celulares, videogames, televisão e considere usar o controle dos pais para gerenciar o que você acessa durante o horário de trabalho. Portanto, é sua obrigação evitar possíveis fontes de transmissão.

6. Ouça muita música

Quanto mais eclético você for, melhor. Deixe de lado seus preconceitos e ouça tudo o que for possível. Em vez de ouvir seu rádio habitual, escolha um dia para ouvir um rádio que você nunca ouviria. A música, além de calmante, é estimulante e vai despertar a criatividade que existe dentro de você.

Essas foram algumas dicas que separamos para você. O que tem feito para seguir produzindo sempre com muita qualidade?

E aí,gostou de saber sobre a bloqueio criativo? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque os amigos que precisam conhecer essa tecnologia!

Compartilhe:

Sinta-se à vontade para nos escrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As mais recentes

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter, para ficar por dentro de tudo sobre marketing digital!

    plugins premium WordPress