A importância de um bom briefing

Por Leomara Duarte

É muito difícil fazer um bolo sem os ingredientes corretos, não é mesmo? A mesma coisa ocorre quando vamos criar alguma peça publicitária e não temos informações suficientes para realizar a criação.

Confira a seguir mais informações sobre o assunto:

O que é o briefing?

O termo Briefing não possui uma tradução específica, pois é uma palavra que também é utilizada em sua forma original na língua portuguesa.

No entanto, podemos considerar o verbo inglês To Brief, que significa resumir.

O briefing é um documento que engloba todas as ideias do cliente, que servirá como um guia para a execução de um projeto.

Nele deve conter uma série de informações como: dados sobre a empresa, o mercado em que ela atua, o público ao qual ela se direciona e os objetivos com o projeto.

É importante que o briefing seja organizado, assertivo e direcionado, justamente para que seja possível atingir todas as expectativas do cliente.

Todos os questionamentos contidos nele, farão com que a equipe criativa possa trabalhar as estratégias e criar as peças de forma direcional, diminuindo a incidência de erros.

Por que o briefing é tão importante?

Na publicidade, o briefing é fundamental, pois é a principal forma de troca de informações entre o cliente e a agência. Se você vai fazer um projeto para uma empresa cliente, precisa se planejar de acordo. Este documento é onde você tende a começar.

O ideal é que o briefing seja único para cada cliente. Você pode até seguir um modelo de briefing completo, mas lembre-se que ele deve trazer algumas informações específicas para cada empresa atendida.

No entanto, a maior razão pela qual o briefing é necessário é porque ele garante que ambas as partes entendam qual é o objetivo do processo. Para a agência, começa a entender o que o cliente deseja, aumenta sua satisfação e elimina o retrabalho. No que diz respeito à empresa, há um alinhamento de expectativas e ele sabe exatamente o que vai ganhar nessa interação.

Quais os benefícios de um bom briefing?

Um bom briefing gera muitos benefícios para a agência, a primeira delas é organizar as ideias e verificar as tarefas que precisam ser feitas para cada cliente.

Além disso, é melhor já ir pensando em certas ideias sobre como construir sua peça. É uma ótima maneira de se inspirar. Por exemplo, o cliente pode incluir no briefing um exemplo de como o produto alivia a dor do cliente. Essa é uma ótima maneira de começar a se inspirar.

No entanto, o objetivo principal é implementar o plano de todas as atividades da agência. Esse é o principal objetivo do resumo, além de garantir que o cliente e a agência estejam na mesma página.

O briefing traz uma lista de tudo o que precisa ser feito, e você pode planejar de acordo com o nível de prioridade e o trabalho que você coloca em cada tarefa. Isso torna sua organização muito mais eficiente.

E aí, gostou de saber sobre a importância do briefing? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque os amigos que precisam conhecer essa tecnologia!

Compartilhe:

Sinta-se à vontade para nos escrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As mais recentes

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter, para ficar por dentro de tudo sobre marketing digital!

    plugins premium WordPress