Sabe a diferença entre Site Institucional e Landing Page?

Por Leomara Duarte

Se uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa, como seria possível que uma coisa fosse outra? Assim como o amor, a frase anterior pode não fazer nenhum sentido se vista à primeira vista, mas, em outras palavras, ela corrobora a teoria de que nem tudo é igual.

Num contexto digital, por exemplo, é preciso reconhecer que nem todas as páginas da internet têm a mesma função.

Neste cenário, sites institucionais e landing page são algumas das opções disponíveis para quem deseja aumentar a visibilidade digital da sua marca. E é por isso que é tão importante entender suas diferenças antes de escolher o melhor para a sua empresa.

Nós, da NewMd, temos como especialidade a criação de sites institucionais e landing pages. E estamos sempre disponíveis para discutir os modelos de sites com os clientes, para que possamos definir, juntos, aquilo que trará o melhor resultado dependendo do objetivo.

Diante disso, trouxemos alguns detalhes sobre as duas alternativas com as quais trabalhamos para que você possa ter uma ideia das diferenças entre elas. Confira abaixo.

O que é um site institucional?

O site institucional nada mais é que uma página web que tem como função posicionar e consolidar a marca, empresa ou organização no mundo digital.

Essa página, normalmente, é desenvolvida a partir de uma série de conteúdos importantes para que os clientes possam encontrar todas as informações que precisam em um só lugar.

Os sites institucionais costumam ter páginas como: home; "sobre nós" ou história da marca; serviços ou produtos vendidos; blog ou portfólio; e informações de contato.

Vale reforçar que esse modelo de site não é, necessariamente, focado em vendas. No entanto, é fundamental para rankear a página de sua empresa no Google por meio do SEO.

Você também pode solicitar o redirecionamento de determinados setores para redes sociais, e-commerce ou landing pages, por exemplo, para facilitar a jornada dos seus clientes em busca da conversão.

O que é uma landing page?

Landing pages são páginas com foco em conversão. Elas normalmente têm menos campos do que os sites institucionais para evitar distrações e orientar o consumidor apenas para o call to action, normalmente  ilustrado por botões de "clique aqui".

As landing pages também podem ser usadas para atrair leads, ou seja, oportunidades de negócio para a empresa.

Normalmente isso é feito por meio de uma troca. Por exemplo: você solicita informações de contato para aquela pessoa e entrega alguma informação de interesse, como um cupom de desconto ou um e-book informativo, em caso de serviços.

Dessa forma, é possível criar uma estratégia de relacionamento com aquele visitante para que ele possa caminhar por todos os passos do funil de vendas e, finalmente, converter.

Em relação à estrutura, de forma geral, as landing pages são compostas por apenas uma seção, contendo um conteúdo de interesse do visitante e um formulário de contato.

Conclusão

Se houver uma dúvida sobre qual o site ideal para sua empresa, faça sempre uma pergunta: qual é o seu objetivo com esse site e quais são os resultados que você espera com ele?

A partir dessa análise, provavelmente teremos um caminho mais assertivo para a sua empresa. Também vale reforçar que nem sempre a resposta está no dinheiro.

Considere sempre o que vai gerar o maior valor para o cliente e trazer mais retorno para a sua empresa. Se ficar com alguma dúvida nessa comparação, a equipe da NewMD pode ajudar!

Somos uma agência com experiência de 15 anos no mercado e estamos sempre atentos às novidades do meio digital!

Quer receber nossos blogs e outros conteúdos do universo do marketing digital lá no Telegram? É só entrar no nosso canal tocando/clicando no link a seguir: https://t.me/newmdsolutions.

Compartilhe:

Sinta-se à vontade para nos escrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As mais recentes

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter, para ficar por dentro de tudo sobre marketing digital!

    plugins premium WordPress