O efeito da mera exposição: saiba o que é e entenda como funciona

Por Leomara Duarte

Já aconteceu de você ouvir uma música tantas vezes que acabou gostando dela? Você já sentiu que, quanto mais tempo passa com uma pessoa, mais agradável ela fica? Isso acontece devido ao efeito da mera exposição.

Também conhecido como princípio de familiaridade, este efeito explica por que, ao nos expormos várias vezes a um estímulo nervoso, nossa resposta a ele se torna mais positiva.

Em poucas palavras, reflete nossa predileção por aquelas situações, pessoas ou objetos mais conhecidos.

Conseguimos ver isso no BBB com as marcas patrocinadoras quando expostas às provas, festas, almoço do líder, anjo e as demais formas de divulgação.

Mas quais fatores influenciam o surgimento deste fenômeno? Vamos entender como ele funciona com mais profundidade a seguir.

Pesquisas sobre o efeito de mera exposição

O psicólogo social polonês Robert Zajonc foi um dos autores que mais estudou este efeito psicológico. Desde a primeira pesquisa sobre o tema, em 1876, foi comprovada a preferência diante de estímulos de diversas naturezas.

Palavras, sons, fotografias de rostos… Em todos os casos, as pessoas parecem ter preferência pelas opções que são mais familiares.

Foi realizado um estudo para comprovar a influência deste efeito na predileção por certos alimentos. Para isso, foram dados a um grupo de estudantes vários sucos tropicais que, até o momento, eram desconhecidos.

Alguns provaram cinco vezes, outros dez, e outros 15. Quando perguntados sobre qual mais haviam gostado, houve uma clara tendência a julgar como mais positivos os que haviam provado mais vezes.

Foram obtidos os mesmos resultados em pesquisas sobre a atração interpessoal. Quanto maior a frequência com que vemos uma pessoa, mais simpática ela se torna e mais a sua presença nos agrada.

Um fenômeno inconsciente

Um dos aspectos mais interessantes deste efeito consiste no fato de que não é necessário que a pessoa perceba a familiaridade no estímulo. Além disso, o efeito parece ser potencializado sob “condições subliminares”.

Zajonc conduziu uma pesquisa em que mostrava aos participantes diversas imagens de caracteres chineses. O tempo de exposição a cada símbolo era tão curto que os observadores não tinham consciência do que estavam vendo.

Foi dito aos participantes que esses caracteres representavam adjetivos, e eles deveriam julgar se os mesmos tinham conotações positivas ou negativas. A maioria deu classificações melhores aos símbolos que foram mais expostos.

Evidentemente, as marcas levam o efeito de mera exposição em consideração em suas campanhas de publicidade.

Isso porque a familiaridade com uma logomarca, slogan ou uma imagem corporativa pode fazer com que as pessoas se encantem por um determinado produto.

A que se deve o efeito de mera exposição?

As pessoas tendem a reagir com um certo medo ou ansiedade diante de elementos novos. No entanto, esta “fobia” em relação ao novo vai se desfazendo à medida que nos expomos repetidamente a estes estímulos.

Esta tendência natural de receio pelo desconhecido chega, inclusive, a se tornar uma sensação agradável de familiaridade quanto mais contato temos com o elemento.

Além disso, devemos levar em consideração que, se a exposição repetida ao estímulo ocorrer em excesso, podemos chegar ao tédio. A saciedade é uma condição que limita o impacto deste efeito.

Se comermos a mesma coisa todos os dias, acabamos ficando enjoados, ou se assistirmos ao mesmo filme repetidamente, ele acaba se tornando entediante.

Portanto, na base de muitas de nossas preferências, encontramos este princípio de familiaridade, mesmo que de maneira inconsciente.

Independentemente do nosso gosto maior ou menor pela aventura ou pelo risco, muitas das decisões que tomamos diariamente são mediadas por este efeito.

Os objetos que adquirimos, os lugares que frequentamos e as pessoas que nos agradam podem ser afetados por este princípio. Por isso, é conveniente, ou ao menos interessante, ter consciência da sua influência em nossa mente.

Gostou do conteúdo? Então curta, compartilhe e salve para você não esquecer!

Quer receber nossos blogs e outros conteúdos do universo do marketing digital lá no Telegram? É só entrar no nosso canal tocando/clicando no link a seguir:https://t.me/newmdsolutions.

Compartilhe:

Sinta-se à vontade para nos escrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As mais recentes

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter, para ficar por dentro de tudo sobre marketing digital!

    plugins premium WordPress