Grandes mitos e verdades sobre o marketing nas redes sociais

Por Gabriel Mansur

Cada vez mais as empresas estão explorando as possibilidades que as redes sociais têm a oferecer. Isso permite que pequenos negócios tenham não apenas visibilidade, mas também oportunidades que no mercado tradicional seria mais difícil de alcançar.

No entanto, por ser um campo muito recente, há muito desencontro de informações sobre o marketing digital. Por isso, listamos abaixo alguns dos principais mitos e verdades que rondam o mundo da internet.

A marca deve estar presente em todas as redes sociais

Mito
A verdade é que a sua empresa deve estar onde o público estiver presente. Seus clientes e influenciadores de compra estão no Facebook? Crie uma página. Você vende produtos de forte apelo visual? Então talvez Instagram e Pinterest devam fazer parte da sua estratégia.

Não se deixe levar pelos aplicativos que estão "na moda", pois nem sempre eles serão os maiores aliados da sua empresa e da sua estratégia. Afinal, muitos  acabam caindo no esquecimento.

Quanto mais curtidas, melhor

Mito
É o sonho de toda empresa ter milhares, senão milhões de curtidas. Mas isso não significa que todas estas pessoas estejam vendo o seu material ou consumindo o seu produto.

As redes sociais, com o passar do tempo, mudaram seus algoritmos para que as pessoas recebam apenas material que seja importante para elas.

E como as redes sociais sabem qual material é importante? Pelo número de interações de determinado usuário com uma página. Por isso, mais importante do que as curtidas, é fazer com que elas se envolvam com o seu material.

Ou seja: não adianta ir atrás de meios duvidosos para obter seguidores, se eles não representam o seu público. Envolvimento é a palavra de ordem.

Ter um blog é importante para o site

Verdade
Os blogs fazem parte da estratégia de produção de conteúdo, que é essencial para o Inbound Marketing. Hoje, eles são uma forma simples e dinâmica de organizar material atualizável dentro de um site.

Além da vantagem de oferecer conteúdo de qualidade para o público, a atualização constante de informações no seu site por meio do blog também faz com que ele chame mais a atenção do Google, que retribui o esforço com uma mãozinha no ranqueamento do seu site.

O blog também é estratégico para o SEO, visto que as palavras-chave do seu negócio podem ser utilizadas, o que também ajuda a aparecer entre os primeiros resultados do Google.

Redes sociais? Só para falar do meu produto!

Mito
De forma geral, as pessoas não possuem aversão a marcas. No entanto, elas têm certa resistência às propagandas não solicitadas.

Por isso que o Marketing de conteúdo tem se fortalecido na Internet: as pessoas buscam informações relevantes, e não apenas ofertas. Isso não quer dizer que você deve deixar de promover o seu produto.

O segredo é saber com quem você está falando e equilibrar o que ele quer consumir com o que você quer promover.

A partir do momento que você se torna uma fonte de informações relevantes, a sua marca se torna relevante para o seu público, que em contrapartida ficará mais receptivo às suas ofertas.

O facebook vai acabar

Mito
Sempre que uma nova rede social começa a mostrar força, espalham-se os boatos de que o Facebook está com os dias contados. Isso acontece com o rádio desde que a televisão surgiu no Brasil, em 1950.

As apostas se baseiam devido ao que aconteceu com o Orkut, que foi substituído pela rede de Mark Zuckerberg. No entanto, o Facebook está em reformulação constante, baseado justamente no comportamento do seu usuário.

É improvável que as pessoas simplesmente se cansem e migrem para a rede da moda (não é à toa que o Instagram já é deles). Atualmente, há 1,7 bilhão de pessoas conectadas no Facebook no mundo inteiro.

No Brasil, são mais de 90 milhões de acessos de usuários por mês. Sim, 45% da população brasileira acessa o “Face” pelo menos uma vez por mês. Certamente ainda vale a pena ficar de olho no que a rede tem a oferecer, não é mesmo?

Qualquer empresa pode obter resultados na internet

Mito
Depois de conhecer os principais mitos e verdades do mundo social, dá pra ver que empresas de todos os tamanhos conseguem resultados com ferramentas on-line. Porém, há muito trabalho e estratégia por trás do sucesso na Internet.

O ideal é se planejar e contar com agências e profissionais que conheçam bem este ramo. Afinal, um bom trabalho on-line amplia as possibilidades de divulgar a marca, criar um relacionamento com os clientes e, é claro, obter resultados.

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