Feliz aniversário! Consolidado mundialmente, Facebook completa 18 anos

Por Gabriel Mansur

Em meados de 2003, Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, então estudantes de Harvard, desenvolveram uma rede social exclusiva para o campus.

Não é possível cravar que eles sabiam o que a empresa viria a se tornar no futuro, só que essa rede social cresceu, saiu do campus de Harvard, foi expandida a outras faculdades na área de Boston e, pouco a pouco, ganhou o mundo, sem exagero algum.

Em 2004, mais precisamente no dia 4 de fevereiro, há exatos 18 anos, Zuckerberg criou o thefacebook.com, que se tornou o Facebook no ano seguinte.

Hoje, o Facebook é simplesmente a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Se fosse um país, por exemplo, seria o mais populoso da Terra, à frente da China e da Índia.

Segundo Zuckerberg, CEO da empresa, o objetivo sempre foi conectar pessoas, criando um mundo mais transparente: “no Facebook você pode se conectar e compartilhar o que quiser com quem é importante em sua vida”, diz o slogan da empresa.

Como tudo começou

Mark Zuckerberg fundou, juntamente ao brasileiro Eduardo Saverin e os estadunidenses Dustin Moskovitz e Chris Hughes, o The Facebook no dia 4 de fevereiro de 2004, enquanto frequentava a Universidade de Harvard.

O aplicativo cresceu tão rápido que, até o final daquele mês, mais da metade dos estudantes não-graduados em Harvard foi registrada no serviço.

Naquela época, Zuckerberg se juntou a Dustin Moskovitz e Chris Hughes para a promoção do site, e o Facebook foi expandido à Universidade de Stanford, à Universidade Columbia e à Universidade Yale.

Esta expansão continuou em abril de 2004 com o restante das Ivy League, entre outras escolas. No final do ano letivo, Mark e Dustin deixaram Harvard e se mudaram para Palo Alto, na Califórnia.

Consolidação mundial

No início de 2012, o Facebook já era a maior rede social no Brasil e no restante da América Latina, ultrapassando o finado Orkut, Tumblr e Twitter.

Na época, uma pesquisa da companhia mostrou que a rede fundada por Mark Zuckerberg atraiu 36,1 milhões de visitantes em 2011, superando os 34,4 milhões registrados pela rede social do Google.

Após lançar ações na bolsa, estimou-se que o Facebook atingiria o valor de 100 bilhões de dólares ainda no primeiro semestre de 2012.

Na estreia da sua oferta pública de ações, em 17 de maio de 2012, o Facebook levantou 16 bilhões de dólares, tornando-se a terceira maior captação da história dos EUA, atrás da General Motors e Visa.

No total, a empresa registrou 421 milhões de dólares em ações vendidas. Devido à grande procura, aumentou o valor de uma ação de 34 dólares para 38 dólares, atingindo o máximo esperado.

Cada vez maior no mercado da tecnologia, Mark Zuckerberg passou a eliminar toda a concorrência que surgia. Assim, adquiriu em 2012 a então novidade Instagram, pelo valor de aproximadamente 1 bilhão de dólares.

Com esse mesmo pensamento de acabar com a concorrência, a empresa, que hoje se chama Meta, comprou também, em fevereiro de 2014, o WhatsApp, pela “bagatela” de 16 bilhões de dólares.

O valor é o mais alto já pago por um aplicativo móvel, desde que a própria rede social comprou o Instagram. Também é a maior aquisição do site de Mark Zuckerberg.

Seja a mudança que você quer ver no mundo

Ah, quase que passa batido: feliz aniversário, Facebook. Você realmente mudou o mundo da tecnologia!

É isso, pessoal! Gostaram do conteúdo? Querem saber mais? Aproveitem que nós somos especialistas neste assunto. Entre em contato com o WhatsApp 92 98188-9524 e faça já um orçamento para a sua marca.

Quer receber nossos blogs e outros conteúdos do universo do marketing digital lá no Telegram? É só entrar no nosso canal tocando/clicando no link a seguir: https://t.me/newmdsolutions.

Compartilhe:

Sinta-se à vontade para nos escrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As mais recentes

Instagram

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter, para ficar por dentro de tudo sobre marketing digital!

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como podemos lhe ajudar?