Como chamar atenção para os conteúdos nas mídias sociais

Por Leomara Duarte

Conquistar likes e seguidores nas redes sociais não chega a ser um bicho de sete cabeças. Basta investir em alguns anúncios e “voilà”.

Mas o real objetivo de qualquer marca é criar um relacionamento duradouro com as pessoas através da produção de conteúdo nas redes sociais. É o que chamamos de fidelizar seus clientes.

Para isso, as marcas precisam se portar como amigos próximos e seguir algumas regras importantes. São 12 dicas que te auxiliarão a construir um bom relacionamento com seu público e obter um bom engajamento nas redes sociais.

Conheça seu público

Seja para trabalhar o marketing digital, marketing de conteúdo, inbound marketing ou apenas algumas técnicas de social media, conhecer seu público é essencial para o sucesso de qualquer estratégia.

Definir suas “personas” garantirá que todos os conteúdos desenvolvidos por você e sua equipe estarão de acordo com o que seu público quer ver e tem interesse.

Fale a língua do seu público

Tão essencial quanto conhecer seu público-alvo é compreender a maneira como ele se comunica. A comunicação torna-se importantíssima para que sua mensagem seja recebida da maneira que você deseja.

Se coloque no lugar do seu público

Na hora de postar qualquer conteúdo, se coloque no lugar da sua audiência e se pergunte:

  1. O que eu ganho com este conteúdo?
  2. Este conteúdo é útil para mim?
  3. A postagem contém algo que possa me auxiliar a resolver algum problema?

Este exercício parece simples mas é muito importante. Ao tentar responder esta pergunta com os olhos do seu público, você consegue produzir conteúdos mais atraentes e que vão gerar maior engajamento de seus seguidores.

Crie conteúdo sob medida para cada plataforma

Esta dica vai para você que posta o mesmo conteúdo, da mesma maneira, em todas as redes sociais. Copiar e colar um texto ou imagem em diferentes lugares não é o ideal.

Cada rede social tem um formato de conteúdo que engaja mais. Postar conteúdos únicos e exclusivos em plataformas diferentes garante que seu conteúdo seja entregue da melhor maneira possível para seus seguidores.

Invista em formatos diferentes

Variar o formato do conteúdo que você produz é uma ótima maneira de chamar a atenção e ganhar relevância. Quanto mais você diversificar sua mensagem, menos as pessoas vão se entediar. Ou seja: maior é o engajamento.

Gamifique seu conteúdo

Gamificação é o ato de transformar um conteúdo em uma experiência, em um jogo. É entregar algo divertido que une diversas plataformas e formatos para oferecer uma experiência interativa e interessante para seu público.

Este tipo de ação garante um ótimo grau de interatividade e é capaz de envolver seu público de uma forma única.

Seja humano

Quando for responder uma mensagem no Facebook, um tweet ou um comentário no LinkedIn, lembre-se de não ser um robô. Aja como uma pessoa e não apenas como um perfil empresarial.

Seja educado, cordial e lembre-se de mostrar que você está ali para auxiliar seu público. Ter este tipo de relacionamento com sua audiência garantirá que sua página seja bem vista pelos seus seguidores.

Escolha onde precisa estar

Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Google+, Pinterest, Snapchat, Foursquare, Reddit.

A cada tempo que passa, uma nova rede social é criada com um objetivo e uma proposta diferente. É muito importante ter a noção de que você não precisa estar presente em todas elas.

Antes fazer um trabalho consistente em algumas que sejam primordiais dentro da sua estratégia do que dividir seus esforços e não fazer um bom trabalho em nenhuma delas.

Tenha objetivos

Imagine uma partida de futebol que não possui traves para delimitar a área do gol? Fica difícil saber para onde chutar a bola, concorda? Da mesma forma devemos considerar a nossa estratégia de marketing digital nas redes sociais.

Cada peça, cada conteúdo, cada estratégia deve ser executada de acordo com algum objetivo previamente estabelecido.

Do que você mais precisa? Aumentar sua visibilidade? Melhorar a sua imagem? Aprimorar o relacionamento com os seus públicos?

Se você não souber onde quer chegar, não vai saber que ações são mais eficientes para obter determinado tipo de retorno.

Acompanhe as métricas

Medir o seu desempenho é um processo fundamental em todas as etapas do marketing digital, inclusive para a sustentação da sua produção de conteúdo para as redes sociais.

Algumas métricas importantes para se analisar são: a visualização, o engajamento, a conversão e as informações de comportamento de seu público em relação a cada conteúdo postado.

Através das métricas, você poderá retirar insights poderosos sobre o quê, quando, como e de que forma o seu conteúdo impacta melhor a sua audiência.

Preste atenção no que está acontecendo

Utilizar de inspiração alguma situação atual, comentar algum evento de importância para sua persona ou brincar com algum meme famosinho do momento são excelentes táticas para criar engajamento com o seu público.

Por isso, é muito importante estar sempre ligado no que está acontecendo. Uma boa sacada deve vir no momento certo, pois perder o timing é o limite entre criar um viral e perder a piada.

Além disso, observar como a sua audiência está se relacionando com determinado evento é fundamental, pois você pode dar uma bola fora fazendo algum comentário que não seja adequado ou contrário à opinião da maioria.

Na dúvida, é sempre bom evitar assuntos muito polêmicos, mas o bom senso pode ser um bom guia na hora de definir o que pode ser aproveitado.

A verdade é que tudo isso pode ser bastante trabalhoso. Por isso é importante ter um time que te entende e sabe como expressar em palavras todas as necessidades do seu negócio. Aí não tem como os resultados serem negativos.

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