Como utilizar Marketing de Influência a favor da sua empresa?

Por Gabriel Mansur

Na era do Marketing Digital, com todas as outras formas de produzir conteúdo, qualquer um que tenha milhares de seguidores desempenha um papel de grande influência na tomada de decisões de compra daqueles que o seguem.

Pensando nisso, profissionais de marketing começaram a apostar no trabalho integrado com esses "influencers"  para veicular informações a favor de suas marcas por meio do Marketing de Influência.

O que é Marketing de Influência?

Marketing de Influência, ou Influencer Marketing, diz respeito a uma estratégia de marketing digital envolvendo produtores de conteúdo independentes e com influência sobre grandes públicos extremamente engajados.

O objetivo de trabalhar com esses produtores de conteúdo, conhecidos como influenciadores digitais, é criar uma ponte entre sua marca e o público influenciado por eles, impactando positivamente na sua estratégia de marketing digital.

Através dessa identificação do público com o influenciador, as marcas encontram uma oportunidade de estabelecer parcerias com eles para que utilizem, apresentem e divulguem seus produtos e serviços.

Quem são os “Influencers”?

Influencers, ou influenciadores digitais, são pessoas presentes em redes sociais que possuem uma multidão de pessoas engajadas com seu conteúdo e alto poder de influência sobre elas.

Existem influenciadores dos mais diferentes tipos de segmento: moda, empreendedorismo, estética, humor, educação, entre outros. No Brasil, podemos citar Whindersson Nunes como um exemplo de influenciador digital.

Trabalhando com produção de vídeos de humor e entretenimento no YouTube desde 2013, o humorista possui 55 milhões de seguidores só no instagram.

Marcas que procuram aumentar sua clientela e consolidar seu próprio público oferecem permutas, pagamentos por divulgação e diferentes outros tipos de parcerias, caso estes influenciadores se relacionem bem com o seu segmento de mercado e com o tipo de conteúdo produzido por eles.

Por que investir em Marketing de Influência?

Utilizar o Marketing de Influência é transmitir, através de uma voz reconhecida, admirada e detentora de confiança, informações que influenciam um grande número de pessoas de forma a favorecer sua marca.

Investir nesse tipo de estratégia tem gerado resultados muito positivos para as empresas, principalmente pelo fato de poderem segmentar suas ações, escolhendo que tipo de público atingir.

Acessibilidade

Não é necessário ter um orçamento enorme para trabalhar com Marketing de Influência, além disso, existem influenciadores de diferentes nichos, quantidade de seguidores e que trabalham com formas de negociação também diferentes. Basta procurar aquele que melhor se adequa ao seu público e orçamento.

Para encontrar influenciadores no segmento da sua marca, basta estar presente nos canais digitais e entender onde estão seus clientes, qual tipo de conteúdo eles consomem e quem são os influenciadores acompanhados por eles.

Busca Orgânica x Marketing de Influência

Como método de aquisição de clientes, o Marketing de Influência é visto por profissionais que já o utilizam como um canal de mais rápido crescimento e maior rentabilidade que outros canais como busca orgânica e e-mail.

Em pesquisa realizada pela Tomoson, 22% dos participantes apontaram o Marketing de Influência como o método mais rápido de aumento de aquisição de clientes, contra 17% que citaram a busca orgânica.

Confiança

Quando você precisa comprar um produto e decidir por uma marca, é comum buscar informações sobre a eficácia daquele produto através de opiniões de pessoas que já tiveram experiências com ele.

Sendo assim, você confiaria mais naquilo que a marca diz ser verdade sobre o próprio produto ou no que um amigo ou alguém que você acompanha na internet diz sobre ele?

Pois é.

A sensação de proximidade que os seguidores têm com alguns influenciadores faz com que as informações que eles veiculam sobre determinadas marcas e produtos pareçam mais confiáveis.

Dessa forma, é mais provável que alguém opte pelo produto ou serviço indicado por alguém que, para ela, tem credibilidade.

O próprio consumidor pode, também, passar a desempenhar um papel de promotor da marca para sua rede de contatos, mesmo que em menor escala, devido à confiança depositada na informação que recebeu de um influenciador.

Alcança o público certo

A grande sacada do marketing de influência é a segmentação do público. Impactar pessoas que já estão interessadas no nicho no qual a sua empresa atua. Mas como fazer isso?

Por meio dos influenciadores. Dessa forma, não é preciso investir para mapear grupos de pessoas que possam ser potenciais clientes, visto que o produtor de conteúdo já tem sua audiência construída.

Para que a estratégia seja efetiva, é preciso que seja feita uma análise da aderência dessa audiência com o público-alvo do empreendimento. Os influenciadores costumam apresentar dados e informações sobre o perfil dos seus seguidores, o que proporciona um direcionamento das ações de acordo com os objetivos propostos.

Como exemplo, é comum ver marcas de cosméticos contratarem influencers conectadas com o universo de saúde, beleza e moda para conquistar clientes e seguidores.

Como aplicar o marketing de influência em seu negócio?

  • Conheça seu público
    Tenha bem definido quem é a sua persona. Além disso, é interessante conhecer mais a fundo quais são os hábitos dela e o tipo de conteúdo digital que ela consome.Se você ainda não tem uma persona definida, saiba que é uma peça-chave na hora de estruturar uma estratégia de marketing digital. Tendo sua persona bem definida, basta se aprofundar no conhecimento sobre o comportamento dela.Converse com os clientes para entender melhor quais os canais digitais que eles mais utilizam, quem são os influenciadores que eles acompanham, o que influencia na tomada de decisão de compra por parte deles.É importante conhecer seu público para saber como alcançá-lo, nutri-lo e estabelecer um bom relacionamento dele com sua marca, trabalhando com os influenciadores corretos.
  • Encontre os influenciadores corretos
    Trabalhar com um influenciador baseando-se apenas no número de seguidores que ele possui pode ser pouco efetivo para sua estratégia. É preciso, primeiramente, ter em mente quem sua marca deseja atingir.O próximo passo seria buscar por influenciadores que tenham um público parecido ou igual ao seu. Também é importante se atentar a detalhes como a linguagem que ele se comunica e a impressão que ele passa.É importante, também, atentar-se aos veículos utilizados pelo influenciador e se coincidem com os que seu público está presente.
  • Não escolha o influenciador pelo número de seguidores
    É muito fácil contratar alguém com mais de 1 milhão de seguidores e é mais fácil ainda encontrar pessoas que compraram esses seguidores. Porém, será que essa pessoa é realmente aquela em que seu público confia?

    É muito fácil contratar alguém com mais de 1 milhão de seguidores e é mais fácil ainda encontrar pessoas que compraram esses seguidores. Porém, será que essa pessoa é realmente aquela em que seu público confia?

    E não pense que só as celebridades rendem bons resultados. Anunciar com elas é mais caro e mais concorrido, por isso nem sempre é a melhor opção, pois o público desse tipo de influenciador é menos segmentado.

    Muitas marcas já entenderam isso e estão firmando parcerias com os influenciadores menores, que possuem um nicho de mercado bastante engajado.

    Assim,  é possível chegar aos consumidores que são efetivamente relevantes para o seu tipo de negócio.

  • Respeite a liberdade criativa do influenciador
    Quanto mais natural for a indicação, mais bem-sucedida será sua campanha. É muito importante deixar que o influenciador produza o conteúdo de acordo com a sua identidade e com o que ele sabe que será aprovado por seu público.

    Você pode direcioná-lo, mas deixe em suas mãos a criação de um conteúdo autêntico.

    O influenciador não deve ser visto como um veículo que só reproduz uma mensagem pronta, mas um parceiro da marca, alguém que tem sua própria opinião e gosta de compartilhá-la.

    A marca deve fazer sentido e ter a ver com a pessoa escolhida, pois, caso contrário, fica algo meramente comercial e forçado.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Marketing de Influência? Se quiser saber mais a respeito, entre em contato com o WhatsApp 92 98188-9524 e faça já um orçamento para a sua marca.

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