Por que explorar o WhatsApp marketing nas empresas

Por Leomara Duarte

A Pandemia da Covid-19 provocou uma digitalização acelerada responsável por evidenciar a necessidade das empresas de incluírem, cada vez mais, os canais digitais em seus processos.

Sem esses canais, as organizações teriam mais dificuldade para trabalhar, se relacionar e vender para seus clientes. É nesse contexto que nasceu o WhatsApp, aplicativo de mensagens mais conectado do Brasil.

Pelo “zap”, é possível controlar a produtividade dos colaboradores, “resenhar” com os clientes e efetuar vendas. Por isso, incluir essa ferramenta nas estratégias de marketing é essencial.

Na verdade, o WhatsApp já é comum ao brasileiro. No total, 99% dos smartphones do Brasil têm o aplicativo, segundo pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Não bastasse isso, 93% dos usuários no país confirmam que abrem a ferramenta todos os dias.

Em 2019, um levantamento do Congresso Nacional mostrou que o aplicativo é a principal fonte de informação para 79% das pessoas. Além disso, reúne diversas funcionalidades. Uma que ganhou destaque nos últimos anos foi a relação de compra e venda com empresas. 

Desde que o aplicativo ganhou fama, a partir de 2012 e 2013, organizações e agências estudam as melhores estratégias da ferramenta na divulgação das marcas.

Nesse sentido, uma função se destacou das demais e passou a ser incorporada pelas empresas: o relacionamento. É inegável que o “app” aproxima as marcas de seus consumidores.

Nele, você consegue realizar atendimento, informar promoções ou descontos e avisar sobre etapas de compra, por exemplo. O avanço do novo coronavírus, entretanto, exigiu ainda mais dessa ferramenta na estratégia de marketing das empresas.

Quando o aplicativo se torna a principal ferramenta do brasileiro para superar a pandemia, utilizá-lo só para “conversar” com o consumidor deixa de ser o suficiente.

No fim, o WhatsApp exerce o mesmo papel das plataformas de redes sociais, como o Facebook, Instagram ou youtube. As pessoas se divertem, se informam, conversam com seus amigos e ficam sabendo de tudo o que precisam.

Ou seja, elas se engajam e esperam que as companhias com as quais se relacionam proporcionem essa mesma experiência.  Para alcançar isso, basta adotar um ecossistema digital que estimule esse engajamento dos consumidores.

Assim, os clientes não apenas vão interagir com a marca, oferecendo dados valiosos que poderão ser utilizados em novas campanhas e iniciativas, como também vão se fidelizar caso sintam uma experiência genuína.

Com o tempo, o mundo ficou mais tecnológico. A pandemia da Covid-19 só revelou essa transformação. Dessa forma, uma boa estratégia de marketing nas empresas é aquela que acompanha essas tendências e, principalmente, se posiciona ao lado dos consumidores.

Ao incluir o WhatsApp no planejamento do negócio, esse primeiro passo finalmente é dado. E depois que você atinge o canal preferido dos consumidores, fica mais fácil idealizar os próximos passos.

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