Big Data: o que é e qual sua importância para o mercado?

Por Gabriel Mansur

A cada segundo, centenas de milhares de dados são gerados em todo o mundo. Essa grande quantidade e complexidade de informações é a essência do Big Data.

Mas você provavelmente já sabia disso, certo? A pergunta que pretendemos responder aqui é por que esse recurso é tão importante para as empresas. Antes de tudo,  é necessário aprofundar-se mais um pouco no conceito da ferramenta.

O Big Data refere-se a conjuntos de dados extremamente grandes que são analisados por computador para revelar padrões e tendências. A sua importância é justificada porque ajuda as organizações a aproveitar seus dados e usá-los na identificação de novas oportunidades.

Na prática, soluções em Big Data auxiliam empresas a oferecerem melhores serviços ao consumidor. Ou seja: isso leva a decisões de negócios mais inteligentes, operações mais eficientes, maiores lucros e, consequentemente, clientes mais felizes.

Integrando os dados de seu CRM a ferramentas como o BigQuery, você pode compreender melhor as preferências e padrões comportamentais de seu público-alvo, por exemplo.

Insights

O conceito de Big Data está muito ligado à capacidade de tecnologia e costuma ser confundido com a ferramenta Analytics, do Google.

A ferramenta, no entanto, potencializa a análise de dados, direcionando para modelos mais avançados de análises e descobertas, o que viabiliza novos "insights" para os negócios.

Campanhas de marketing mais eficazes

Quando você está planejando começar uma estratégia de marketing para impulsionar suas vendas, por exemplo, é necessário certificar-se de que tem em mãos uma abundância de dados capaz de orientar a criação da campanha perfeita.

O Big Data é necessário porque você consegue ser mais efetivo com esses dados, analisando-os com precisão. Isso permite que seu negócio possa se concentrar em mercados cada vez mais segmentados.

Este recurso é excelente para ajudá-lo a definir o mercado ideal para seus produtos, analisando seu histórico de vendas, tendências e outras tantas informações que seriam impossíveis de se comparar manualmente.

Redução de custos com Big Data

A redução de custo é, provavelmente, o fator mais importante que conduz as organizações em sua adoção. Nesse sentido, o Big Data vai te ajudar a reduzir seus gastos de entrada em vendas.

De que forma? A resposta é simples: criando projeções claras do futuro, com base em dados de anos anteriores.

Toda disrupção tecnológica está associada à redução de custos. As soluções de Big Data permitem às empresas criarem mais valor com análises de dados a um custo viável.

Por isso, não seria mentira dizer que as empresas que não avançarem rapidamente e com maturidade nos modelos de negócios, baseada em dados, vão encontrar grandes dificuldades.

Conclusão

Graças a essa ferramenta, você pode se concentrar em encontrar insights e combinar serviços em nuvem com ferramentas de código aberto.

E aí, gostou de saber mais sobre a importância do Big Data para as empresas? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque os amigos que precisam conhecer essa tecnologia!

Quer receber nossos blogs e outros conteúdos do universo do marketing digital lá no Telegram? É só entrar no nosso canal tocando/clicando no link a seguir: https://t.me/newmdsolutions.

Compartilhe:

Sinta-se à vontade para nos escrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As mais recentes

Instagram

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter, para ficar por dentro de tudo sobre marketing digital!

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como podemos lhe ajudar?