A cada segundo, centenas de milhares de dados são gerados em todo o mundo. Essa grande quantidade e complexidade de informações é a essência do Big Data.
Mas você provavelmente já sabia disso, certo? A pergunta que pretendemos responder aqui é por que esse recurso é tão importante para as empresas. Antes de tudo, é necessário aprofundar-se mais um pouco no conceito da ferramenta.
O Big Data refere-se a conjuntos de dados extremamente grandes que são analisados por computador para revelar padrões e tendências. A sua importância é justificada porque ajuda as organizações a aproveitar seus dados e usá-los na identificação de novas oportunidades.
Na prática, soluções em Big Data auxiliam empresas a oferecerem melhores serviços ao consumidor. Ou seja: isso leva a decisões de negócios mais inteligentes, operações mais eficientes, maiores lucros e, consequentemente, clientes mais felizes.
Integrando os dados de seu CRM a ferramentas como o BigQuery, você pode compreender melhor as preferências e padrões comportamentais de seu público-alvo, por exemplo.
Insights
O conceito de Big Data está muito ligado à capacidade de tecnologia e costuma ser confundido com a ferramenta Analytics, do Google.
A ferramenta, no entanto, potencializa a análise de dados, direcionando para modelos mais avançados de análises e descobertas, o que viabiliza novos "insights" para os negócios.
Campanhas de marketing mais eficazes
Quando você está planejando começar uma estratégia de marketing para impulsionar suas vendas, por exemplo, é necessário certificar-se de que tem em mãos uma abundância de dados capaz de orientar a criação da campanha perfeita.
O Big Data é necessário porque você consegue ser mais efetivo com esses dados, analisando-os com precisão. Isso permite que seu negócio possa se concentrar em mercados cada vez mais segmentados.
Este recurso é excelente para ajudá-lo a definir o mercado ideal para seus produtos, analisando seu histórico de vendas, tendências e outras tantas informações que seriam impossíveis de se comparar manualmente.
Redução de custos com Big Data
A redução de custo é, provavelmente, o fator mais importante que conduz as organizações em sua adoção. Nesse sentido, o Big Data vai te ajudar a reduzir seus gastos de entrada em vendas.
De que forma? A resposta é simples: criando projeções claras do futuro, com base em dados de anos anteriores.
Toda disrupção tecnológica está associada à redução de custos. As soluções de Big Data permitem às empresas criarem mais valor com análises de dados a um custo viável.
Por isso, não seria mentira dizer que as empresas que não avançarem rapidamente e com maturidade nos modelos de negócios, baseada em dados, vão encontrar grandes dificuldades.
Conclusão
Graças a essa ferramenta, você pode se concentrar em encontrar insights e combinar serviços em nuvem com ferramentas de código aberto.
E aí, gostou de saber mais sobre a importância do Big Data para as empresas? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque os amigos que precisam conhecer essa tecnologia!
Quer receber nossos blogs e outros conteúdos do universo do marketing digital lá no Telegram? É só entrar no nosso canal tocando/clicando no link a seguir: https://t.me/newmdsolutions.