Hey, já está sabendo da nova atualização do Instagram?

Por Gabriel Mansur

Nós, meros mortais, usuários comuns do instagram, finalmente fomos ouvidos. Afinal, a plataforma anunciou a volta do “feed” em ordem cronológica! E as novidades não param por aí.

A rede social também confirmou que está testando a visualização do feed principal em três formas, que inclui ainda a lista de favoritos e uma página inicial com cada vez mais posts sugeridos de pessoas que você não segue.

Quer entender como vão funcionar os novos formatos de visualização da home e como mudar o seu Feed do Instagram para ordem cronológica ou para as outras versões disponíveis em breve? É só continuar a leitura.

Os 3 tipos de Feed do Instagram em 2022

Através do Twitter, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, finalmente confirmou o que já havia sido vazado por insiders: o Instagram está testando a volta do Feed cronológico.

Mas ele não vem sozinho. A rede social pretende trabalhar com três tipos de Feed simultaneamente, dando ao usuário a opção de escolher o que ele preferir. São eles: Home (Página inicial), Favorites (Favoritos) e Following (Seguindo).

Vem entender cada um deles:

  • Página inicial

Esse é o Feed como já conhecemos atualmente, sem ordem cronológica e com o algoritmo decidindo o que seria mais relevante para ser visto por cada usuário.

A diferença é que agora ele deve contar com cada vez mais sugestões de posts do Instagram sendo inseridos.

A ideia é que fique mais parecido com o Reels, proporcionando a descoberta de conteúdos publicados por usuários que você não segue ainda. 

  • Favoritos 

Esse é o Feed mais seleto dos três, pois vai mostrar em ordem cronológica os posts feitos apenas por perfis que você selecionou para sua lista de favoritos.

Podem ser amigos próximos, seus artistas preferidos, perfis de marca e quem mais você quiser colocar.

  • Seguindo

Por fim, o Feed mais simples de todos vai mostrar apenas os posts de quem você segue, sem a inserção de posts sugeridos, e sempre em ordem cronológica.

O Instagram ainda não especificou como ficam os anúncios nesses diferentes formatos de Feed, mas provavelmente a exibição de posts pagos e impulsionados deve continuar normalmente em todos os três Feeds.

Previsão de lançamento da novidade

Segundo Mosseri, os testes já estão em andamento.

Se tudo der certo (e convenhamos que deve dar, afinal os caras são os melhores), a ideia é que os novos modelos de Feed sejam disponibilizados globalmente ainda no primeiro semestre de 2022.

A trajetória do Feed do Instagram

Quando foi lançado o aplicativo, sua página inicial seguia a lógica mais simples de todas: a cronológica. Os posts mais recentes eram exibidos no topo, enquanto os mais antigos iam ficando mais para baixo.

Mas, desde 2016, o formato de visualização do Feed do Instagram em ordem cronológica foi abandonado pela rede social e substituído por uma exibição de posts baseada em relevância.

Foi daí que começamos a falar sobre ele: o tão debatido algoritmo do Instagram, que passou a filtrar e decidir o que vai aparecer primeiro para você de acordo com o que a rede social entende ser do seu interesse.

A mudança veio junto com a chegada e expansão dos anúncios no Instagram, que passaram a ser exibidos entre os posts orgânicos.

Já em 2021, vimos uma nova mudança: os posts sugeridos. Seguindo a mesma lógica do Reels (que por sua vez segue a mesma lógica do TikTok), o Instagram começou a inserir cada vez mais sugestões de posts no Feed dos usuários.

“Como assim?”, questiona Joãozinho no fundo da sala. Simples: exibindo conteúdos publicados por perfis que você ainda não segue, mas pode ter interesse neles.

Agora, em 2022, a rede social se prepara para mais uma mudança (e uma volta no tempo).

O que isso significa para quem cria conteúdo para o Instagram?

Com a chegada do feed de favoritos e a volta do feed cronológico, fazer o perfil da sua marca ter uma relação forte com os seus seguidores e ser lembrado como uma boa fonte de conteúdo é ainda mais importante. 

Isso é o que vai contar na hora em que as pessoas selecionarem as contas para o seu feed de Favoritos e, claro, na hora em que estiverem rolando o feed “Seguindo”.

Por outro lado, a página inicial com um número maior de posts sugeridos significa uma oportunidade para aparecer cada vez mais para quem ainda não te segue.

Por isso, conhecer o algoritmo que seleciona quem aparece por lá e saber como criar um conteúdo que fisga a atenção do público nos primeiros segundos vai ser muito recompensador. 

É importante ter em mente que a entrega do algoritmo pode ser bem maior do que o esperado caso o post seja bem recebido desde o início. Já é assim que acontece no Reels e no TikTok, com as tendências do momento.

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E afinal, qual formato de feed você gosta mais? Conta pra gente aqui nos comentários!

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