Sabe que dia é hoje, né!? Um pouquinho de suspense porque essa é uma informação que pode surpreender muita gente.
Afinal, com certeza as discussões políticas, os spoilers do “Miranha”, a ceia com direito a chester, peru e uva passa no arroz, o tio do pavê e as trocas de presentes aconteceram no dia 24 de dezembro.
Mas, acredite se quiser, o Natal ocorre mundialmente (com algumas exceções) no dia 25 de dezembro, mais conhecido como sábado passado.
Origem do Natal
O Natal é a data em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo. Durante muitos anos, essa comemoração era feita em dias diferentes, pois até hoje não se sabe exatamente a data de seu nascimento.
Foi somente no século 4, há mais de 1.600 anos, que se estabeleceu a comemoração do Natal no dia 25 de dezembro. A festividade foi oficialmente registrada pelo Papa Julius.
Apesar da inexistência de documentos históricos que confirmem a data de nascimento de Cristo, uma das explicações para a escolha do dia 25 eram as festas pagãs, que costumavam ser realizadas nesse dia.
Essa era a data em que os romanos comemoravam o solstício de inverno. A celebração era uma homenagem ao Deus Sol e era o momento em que os romanos pediam por fartura.
Além desses rituais, outra celebração que pode ter influenciado a definição da data do Natal é o Yule ou Jól, uma comemoração realizada pelos nórdicos da Era Viking, também em celebração ao solstício de inverno.
Acredita-se que a escolha do dia 25, portanto, foi uma forma de conseguir mais adeptos ao cristianismo, utilizando-se de algumas referências dos rituais pagãos.
Quem são os “Influencers”?
De acordo com as histórias bíblicas, Jesus Cristo nasceu em Belém (Palestina) e era filho de José e Maria. José era um judeu e precisava ir para Belém participar de um censo que seria realizado pelo Império Romano.
José e Maria saíram de Nazaré e viajaram 140 km até Belém, pelas margens do Rio Jordão. Maria fez a viagem montada em uma mula, pois precisava poupar energia para o parto.
Chegando na cidade, Maria e José não conseguiram lugar na hospedaria, que estava lotada. O casal, então, foi colocado em uma caverna que era utilizada como estábulo.
Maria deu à luz a Jesus Cristo naquela noite e colocou o bebê em uma manjedoura. Logo após seu nascimento, Maria e José receberam a visita dos Três Reis Magos - Melchior, Baltazar e Gaspar.
Segundo histórias da Bíblia, os Reis Magos foram guiados pela Estrela de Belém até o local do nascimento e entregaram como presentes à família ouro, mirra e incenso.
Significado dos Símbolos de Natal
- Árvore de Natal
A árvore é um dos símbolos mais populares do Natal. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade.
O costume de trazer árvores para dentro de casa e enfeitá-las data da antiguidade, mas começou a ser utilizada pelos cristãos por volta de 1500, com Martinho Lutero.
Na América Latina, apenas no século 20 teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais e costumam ser enfeitadas com bolas coloridas, luzes e estrelas.

- Papai Noel
O Papai Noel é um dos símbolos mais importantes do Natal (não deixe seus filhos saberem disso). Sua criação foi inspirada no bispo São Nicolau, que costumava ajudar as pessoas pobres e foi canonizado pela Igreja Católica.
A primeira imagem do Papai Noel foi desenhada pelo alemão Thomas Nast, no final do século 19. Esse desenho inspirou Haddon Sundblom, o desenhista que criou o Papai Noel para as publicidades da Coca-cola.
As propagandas do refrigerante foram responsáveis por popularizar a imagem do Papai Noel como conhecemos hoje.

- Estrela de Belém
Segundo o relato do Evangelho de Mateus da Bíblia, a Estrela de Belém guiou os Três Reis Magos até o local do nascimento de Jesus. Para a religião cristã, a Estrela de Belém simboliza uma estrela-guia para a humanidade.
Um dos enfeites mais importantes da árvore de Natal, inclusive, é a estrela, que é colocada em seu topo.

- Presente de Natal
A tradição dos presentes do natal é inspirada na história dos Três Reis Magos, que levaram ao menino Jesus ouro, mirra e incenso de presente.
Essa tradição também foi influenciada pelo bispo Nicolau, que se tornou São Nicolau e é a inspiração para a figura do Papai Noel. Nicolau era um homem generoso e costumava ajudar as pessoas mais necessitadas.
- Presépio
A tradição do presépio foi iniciada por São Francisco de Assis no século 13, quando ele reproduziu a cena do nascimento de Jesus Cristo com objetos.
De origem hebraica, a palavra presépio significa manjedoura de animais ou estábulos. Atualmente, é comum que as pessoas montem seus presépios próximos à árvore de Natal.

- Ceia de Natal
As ceias de Natal são tradições que vêm dos povos antigos europeus, que costumavam fazer banquetes para celebrar os alimentos e a fartura do ano.
As ceias hoje costumam ser realizadas na noite do dia 24 de dezembro e são uma das ocasiões mais importantes para a reunião das famílias cristãs.
Além da simbologia
As vendas do Natal deste ano devem movimentar R$ 34,3 bilhões no comércio varejista, um avanço de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Para atender à demanda maior, os varejistas devem recrutar 73,1 mil trabalhadores temporários, um crescimento de 10% em relação aos 66,7 mil postos criados no ano passado. As contratações já começaram em setembro.
A maior parte dos novos empregos está concentrada no segmento de vestuário, com 48,9 mil vagas, e no de supermercados, 10,4 mil vagas.
As duas atividades detêm 42% da força de trabalho do setor e costumam responder por cerca de 60% das vendas natalinas.
É isso, pessoal. Todos nós da NewMD desejamos a todos um feliz Natal, com muita paz, alegria, saúde e união. Que Jesus cubra você e sua família com muita proteção e os abençoe, sempre! 🎄✨