Por Gabriel Mansur

Ei, você! Você mesmo, estudante ou graduado em comunicação social. Olha para cá e responde uma pergunta: já ouviu falar nos 5 “Ps” do marketing? Se não, pode começar de novo, porque alguma coisa deu errado no meio do caminho. E nem venha dizer que foi uma pedra.

A primeira joça que se aprende sobre o marketing é o conceito dos cinco Ps. Sério. O professor sequer coloca seus pertences à mesa ou se apresenta à turma. Ele abre a porta da sala, caminha em direção à lousa e entra no assunto de forma até assustadora.

É como se um sequestrador estivesse do outro lado da linha: “eu não quero saber se você ainda não conhece os alunos, fale imediatamente dos cinco Ps ou seu sapo morre”. E a aula começa. Os alunos se encaram assustados, ficam com medo até de espirrar mais alto que o normal.

Agora imagina que o professor seja o Girafales. Ele mesmo, o famoso mestre linguiça. Na sala, Godinez está ao fundo, com seu boné de aba reta. Na primeira fileira, Nhonho come seu x-salada. No meio, Chiquinha chora por qualquer razão irrelevante. À frente, um ao lado do outro, estão Chaves e Kiko. 

Muito barulho, Girafales pede silêncio, e de forma isolada Chaves o responsabiliza: “é tudo culpa do mestre Linguiça”. Irado, Girafales então questiona: “alguém sabe me dizer o conceitos dos 5 Ps do marketing”? 

Kiko se prontifica: “Política, Presídio, Privilégio, Protesto e promessas. Piada? NÃO DEU!” Chaves debocha: “Que burro, dá zero para ele”. Girafales, impaciente como nunca, o confronta: “E você, Chaves, sabe me dizer o conceito dos 5 Ps”?

“Essa é muito fácil, manda uma mais difícil”, diz o menino. “A próxima será mais difícil, mas primeiro responde esta”, diz Linguiça. “É que essa eu só sabia com os M”, responde. Godinez, no fundão, gargalha. Girafales, enraivecido com a ignorância da turma, resolve explicar, a contragosto.

(FOTO – REPRODUÇÃO UOL)

A partir de agora, vossa atenção é importante. Não menos que antes, que fique claro. Vamos aos 5 Ps do marketing: produto, preço, praça, promoção e pessoas. Nada tão difícil quanto decorar a música “Brasil com P”, do GOG, que tem pelo menos 100 Ps, né?

  1. Produto: é aquilo que se quer vender ou propagar, pode ser um produto, serviço, ideia, causa ou outro.
  2. Preço:  é a condição para que as pessoas possam adquirir e constituir uma das peças fundamentais para o sucesso da campanha.
  3. Praça: vamos dizer uma coisa agora que talvez mude o sentido de suas vidas para todo o sempre: NEM TODA PRAÇA É AQUELE PROGRAMA DO SBT. É o local onde este produto estará disponível. Normalmente é uma área geográfica, mas com a internet este conceito mudou um pouco para certos casos.
  4. Promoção: PROMOÇÃO? ONDE? QUANDO? ME VÊ 1OO! É mais ou menos isso que se passa na cabeça das pessoas na Black Friday. No marketing, é a estratégia que será usada para promover aquele produto.
  5. Pessoas: é o público-alvo que precisa ser alcançado ou atingido com a promoção.

Nós queremos ajudar. E como dissemos uma vez, não há nada mais importante que o conhecimento. Portanto, não há como falar sobre os 5 Ps sem, antes, revisitar a teoria dos 4 Ps do marketing.

Ela foi desenvolvida na obra “Basic Marketing: A Managerial Approach”, aqui lançado como “Marketing Básico: Uma Visão Gerencial” no ano de 1960. Seu autor foi o professor Jerome McCarthy, da Universidade de Michigan.

Agora você deve estar se perguntando: “ué, mas não eram cinco”? Muita calma nessa hora. Produto, preço, praça e promoção (os 4 Ps) são entendidos como o composto de marketing ideal para divulgar uma solução, marca ou empresa, atrair clientes e conquistar vendas.

O quinto elemento, ou o quinto P, são as pessoas, e como elas entram no “jogo”. É a partir delas que devemos posicionar cada um dos elementos do marketing mix. Inclusive, este é o P fundamental da teoria alternativa dos 5 Ps do marketing.

A seu respeito, inclusive, já há estudiosos divergentes sobre as pessoas que esse P engloba. Para alguns, devem ser considerados os públicos interno e externo. 

Ou seja, não só clientes, como os colaboradores da sua empresa deveriam ser contemplados em seu Marketing Mix.

Esses 5 Ps servem para dar a direção certa no seu negócio e ajudam você a desenvolver a melhor estratégia de Marketing Digital na sua empresa. Prestar a atenção a cada um dos Ps vai ajudar-lhe a atrair e a fidelizar os seus clientes.

E não tem nada mais importante que ser maquiador oficial da Marina Ruy Barbosa, não é mesmo? Em outras palavras, clientes fiéis são muito mais baratos para a sua empresa do que os clientes novos. 

Se tiver mais alguma dúvida, pode chamar 190. É MENTIRA, ABESTADO. Entre em contato com o WhatsApp (92) 98188-9524 caso queira evitar a fadiga.

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