Trabalho remoto x Home Office: quais as diferenças entre ambos

Por Gabriel Mansur

Uma vez, numa semifinal da Sul-Americana contra o River Plate, o então jovem Luis Fabiano esbravejou ao repórter após eliminação do São Paulo nas penalidades: “entre brigar e bater o pênalti, eu prefiro ajudar na briga”. 

O Fabuloso não cobrou o pênalti por ter sido expulso durante o jogo ao dar uma “voadora” no adversário. A declaração, no mínimo, “sincerona”, rodou o mundo e ganhou destaque na mídia esportiva.

Mas por que estamos falando disso?  Porque “voadora”, apesar de na ocasião ter sido usada de forma literal, é uma hipérbole adorável.

E hoje vamos entrar de voadora para derrubar uma ideia enraizada como piolho na cabeça de muitos: trabalho remoto não é sinônimo de Home Office. NÃO É SINÔNIMO EM CAIXA ALTA PORQUE É UM DESABAFO.

Hoje, quando se fala de trabalho remoto, é bem comum a imagem da pessoa sozinha, em casa, sentada na frente do computador, trabalhando de pijama – isso se não optar pelo naturalismo. Acreditamos que essa imagem não seja realista.

Trabalhar remoto é a liberdade de trabalhar de onde você se sente mais produtivo. Fora que, neste período de um ano e meio de pandemia do coronavírus, traz mais segurança e é até recomendável em algumas empresas.

Pode ser de sua mansão em Beverly Hills, do puxadinho na casa de seus pais, mas também de um café, de um coworking, de uma chácara ou até mesmo de um apê alugado pelo Airbnb no Alaska.

Não existe uma regra. Nesse cenário, o escritório é só um apoio. Para uma melhor compreensão, vamos entender as principais diferenças entre esses dois conceitos.

1. O local de trabalho

O home office, obviamente, consiste em trabalhar em casa (JURA??). O profissional pode criar um ambiente específico, com uma estrutura adaptada de escritório, ou apenas ajustar o ambiente da sala ou quarto para trabalhar nesses espaços.

O ideal é sempre que haja um espaço separado. É importante não trabalhar em ambientes desconfortáveis, como sofá e cama.

Mesmo que o colaborador aproveite a mesa de jantar, por exemplo, é importante instruí-lo a escolher um lugar específico para realizar suas atividades. Isso facilita na organização da rotina e na eficácia das tarefas.

Já o trabalho remoto, em seu sentido mais amplo, engloba as mais diversas possibilidades. Isso significa que você pode escolher trabalhar:

  • Em casa quando precisar;
  • Em um espaço de coworking;
  • No escritório sede da sua empresa – quando a cultura da empresa permite uma política de trabalho mais flexível;
  • Em um café ou biblioteca;
  • Até do seu jatinho particular (vai que né…)

A sua escolha dependerá da sua rotina do dia, das suas reuniões e do que será mais conveniente e produtivo naquele momento.

Por exemplo, no dia que você tem uma reunião com um cliente, pode trabalhar no escritório da empresa; no outro em que você está com um projeto em que precisa de mais foco, pode trabalhar em casa; já quando está precisando mudar os ares e otimizar o networking, pode optar pelo coworking.

Na prática, no modelo de trabalho remoto, você pode escolher o local em que realizará suas atividades, de acordo com aquilo que é melhor para a sua rotina.

Dessa forma, consegue administrar melhor o seu dia a dia.

Esse conjunto de formatos se chama modelo híbrido (ou distribuído) de trabalho.

2. A estrutura do espaço de trabalho

Trabalhar em casa isolado, em alguns casos, é confortável. Mas ficar todos os dias em home office acaba se tornando um problema e até tedioso quando não há uma estrutura adequada. Fora que pode faltar uma boa internet e cadeiras e mesas apropriadas.

Isso porque os escritórios são pensados por engenheiros, arquitetos e médicos do trabalho, com o objetivo de garantir um ambiente ergonomicamente correto, com uma boa iluminação e móveis confortáveis, de forma que as pessoas tenham a melhor experiência possível no ambiente de trabalho.

Essa é uma das grandes diferenças entre o home office e o trabalho remoto. Não por acaso, empresas que optam pelo anywhere office possibilitam que seus colaboradores, além do home office, escolham seu escritório ideal.

O do Chorão, por exemplo, era na praia, mas ele não era de sua laia, não. Analogias à parte, espaços confortáveis e com estrutura proporcionados pelos escritórios de coworking, mas que predominam a liberdade do funcionário.

Mas é uma liberdade que vem com muita responsabilidade. Com isso em mente, podemos afirmar que a flexibilidade no dia a dia do trabalho contribui para que as pessoas executem suas atividades de forma mais produtiva e feliz.

Vale ressaltar que o avanço da cultura do anywhere office está fazendo com que algumas casas tenham a sua estrutura transformada.

De acordo com uma reportagem do jornal Gazeta do Povo, por exemplo, percebe-se um crescimento no número de projetos residenciais que incluem um espaço para o home office. Isso quer dizer que as pessoas já compreenderam que essa não é uma tendência passageira.

Com a possibilidade de trabalhar remotamente, elas pensam que os espaços de suas casas necessitam ser adequados para que tenham mais conforto nos dias em que optarem cumprir suas atividades no aconchego do lar.

3. A convivência com os colegas

Ao contrário do modelo de atuação exclusivo em home office, em que os colaboradores ficam separados, cada um em sua casa, o trabalho remoto permite que as pessoas se encontrem presencialmente. 

Ou seja, dá para trabalhar o networking. Esse é um ponto muito importante, pois os profissionais que ficam sempre em casa, isolados de outros colegas, tendem a sentir-se solitários e isso pode desencadear, inclusive, doenças de saúde mental. 

Se sua equipe trabalha remotamente, é possível agendar encontros presenciais em coworkings de maneira periódica (e até mesmo na sede da empresa, que pode ser em um prédio comercial ou dentro de redes de escritórios flexíveis).

Caso um de seus funcionários esteja em uma cidade em que não há mais ninguém da empresa, ainda assim ele pode frequentar um espaço compartilhado e desfrutar da convivência com diversas pessoas.

Um dos maiores benefícios de frequentar um coworking é justamente a possibilidade de praticar o networking. 

Profissionais de diversas áreas frequentam esses espaços e começam a entender, na prática, o que é trabalho remoto e os seus inúmeros benefícios gerados.

4. A concentração no ambiente de trabalho

Talvez você more sozinho em um bairro tranquilo e consiga mergulhar de cabeça na concentração para fazer suas tarefas profissionais.

Ou talvez more com seu marido (esposa), dois filhos e um cachorro, como diz a música, e tenha que lidar com uma obra bem em frente ao apartamento. Pode ser, ainda, que esteja no meio-termo entre essas situações.

Seja como for, em casa a possibilidade de haver distrações é muito maior em relação a um ambiente que foi projetado para o trabalho.

Existem dias em que você precisará fazer tarefas domésticas, ou que o encanador estará consertando um vazamento, por exemplo. A certeza é de que as situações são as mais diversas possíveis.

Trabalhar remotamente significa que, quando você precisar (ou quiser) ficar em casa por algum motivo, você pode.

Mas quando for necessário, também pode ir ao escritório, realizar reuniões externas, se concentrar e contar com um ambiente mais profissional. Nesse caso, você também terá acesso a uma estrutura mais profissionalizada.

Por isso, ao refletir sobre o trabalho remoto, sempre pense no modelo anywhere office, ou seja, quando as atividades profissionais podem ser realizadas em qualquer local.

Se você gostou dessas ideias, mas ainda quer saber mais, entre em contato com a gente através do WhatsApp 92 98188-9524. Nós somos como o dinheiro no bolso, a solução para seus problemas.

Quer receber nossos blogs e outros conteúdos do universo do marketing digital lá no Telegram? É só entrar no nosso canal tocando/clicando no link a seguir: https://t.me/newmdsolutions.

Compartilhe:

Sinta-se à vontade para nos escrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As mais recentes

Instagram

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter, para ficar por dentro de tudo sobre marketing digital!

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como podemos lhe ajudar?