Confira nossas dicas para se organizar e produzir melhor trabalhando de casa

Do ano passado para cá, desde que a pandemia da COVID-19 estourou, a realidade do mundo mudou. A maioria das pessoas precisaram entrar em quarentena para evitar a contaminação e a propagação do vírus.

 Com a maioria das pessoas em casa, como ficaria o trabalho e o funcionamento das empresas? Para que o mercado continuasse girando, mesmo diante de um caos mundial, muitas adaptações precisaram ser feitas, uma delas foi o trabalho de casa, mais conhecido como home office.

Originado do inglês, o termo que significa “escritório em casa” já era praticado por profissionais freelancers e empresas de home based antes mesmo da pandemia. Desde o pico dela no início de 2020, o método ajudou e ainda está ajudando muitas empresas a funcionarem e manterem os empregos dos colaboradores.

Infelizmente o processo não funcionou para todos os segmentos, o que ocasionou o fechamento de muitas empresas e demissões de funcionários, mas felizmente funcionou e funciona para a grande maioria, e essa maioria está conseguindo manter o mercado em movimento.

Mesmo após a pandemia, o home office tende a continuar sendo uma alternativa prática e inteligente de trabalho para próximos anos, isso porque ele gera muito mais facilidade e comodidade para todos os envolvidos no processo, principalmente para o empresário que economiza com as despesas existentes para manter uma empresa física como energia elétrica, água, internet, telefone, ajuda de custo, manutenção do local, entre outros.

Mas para o trabalho funcionar com produtividade e eficácia, é preciso se organizar para obter resultados tão bons quanto os que são obtidos trabalhando em uma empresa física. É por isso que estamos trazendo esse conteúdo, e se você chegou até aqui é porque está precisando de uma ajudinha para se organizar melhor e ser mais produtiva(o) com as demandas diárias, acertamos?

Então sem mais delongas, vamos para as dicas:

#1. Anote suas demandas

Para isso, você pode usar o método tradicional: o papel. Pode ser em uma agenda, num caderno, post-it (papéis coloridos), numa folha de papel A4 ou aderir ao digital através de aplicativos como o bloco de notas do seu celular e apps semelhantes com mais opções de organização

Organizando-as, você terá uma ideia melhor e mais ampla das atividades que tem para executar no dia. 

New te indica: a Google tem o Google Keep, um bloco de notas bem fácil de usar, com suporte para anotações e formatações básicas, etiquetas para marcar as notas, entre outras funções. Um app intuitivo que sincroniza com as suas contas Google, permitindo você acessar suas notas em outros dispositivos.

Disponível para Android e IOS.

#2. Execute as demandas mais urgentes primeiro

Ao listar suas demandas, organize-as por nível de prioridade/urgência, de preferência em ordem decrescente (de cima para baixo). Analise o que pode ficar para depois e ponha a mão na massa. Mas antes de começar os trabalhos, se liga na próxima dica:

#3. Use um computador/notebook

Mesmo com toda a praticidade que os smartphones proporcionam, com tecnologias cada vez mais avançadas, é importante que você utilize um computador no seu home office, principalmente se você trabalha com criação e programação de conteúdo, sistemas, planilhas e outras atividades que necessitam de uma visão mais ampliada e melhor administração das atividades.

#4. Escolha um espaço adequado

Escolha um espaço confortável e sem distrações para trabalhar. Dê preferência para locais em que você possa se acomodar sentado e com postura, para manter sua capacidade de concentração e evitar que você tenha um problema de coluna ou dores nas articulações por passar um longo tempo em posições inapropriadas.

#5. Evite distrações

Um desafio e tanto num mundo tão imediatista, principalmente para quem trabalha com internet onde várias informações são disseminadas a todo momento. Em casa, as distrações tendem a ser maiores, isso porque existem atividades como assistir seu programa, novela, filme ou série favorita na TV ou no celular, navegar nas redes sociais para saber dos últimos acontecimentos, uma cama confortável que parece te chamar para deitar, entre outras atividades que podem ser desenvolvidas no horário de expediente e tirar seu foco.

Para que o trabalho funcione de forma produtiva e eficaz, além de seguir os passos anteriores, você deve aplicar esse método para conseguir se concentrar e desenvolver bem o seu trabalho. 

Dica do CEO: uma dica de ouro que o nosso CEO utiliza bastante, é desligar o wi-fi ou a internet móvel do celular para se concentrar em uma atividade. As notificações das redes sociais e de mensagens de apps como o WhatsApp, por exemplo, tiram a concentração e espantam a linha de raciocínio muito facilmente.

Estudos apontam que o ser humano pode demorar até 15 minutos para restabelecer totalmente a concentração novamente após uma interrupção, então é um teste interessante a se fazer levando em consideração a informação acima. 

Mas como vou ficar off se preciso trabalhar e me comunicar usando a internet?

Calma, sabemos que esse fato não permite que você fique off-line o dia inteiro, até porque em algum momento você vai precisar aparecer, em algum momento as mensagens no seu WhatsApp precisarão completar envio, principalmente se elas forem do seu superior. Então é recomendável que você fique off apenas quando precisar focar em uma demanda pontual, bastante importante e urgente.

Garantimos que seu rendimento será muito melhor, além de conseguir desenvolver a atividade mais rapidamente. Nós testamos e realmente funciona, então vai por nós. 😎

Essas foram as nossas dicas. Esperamos que você as aplique e que elas façam muita diferença positiva na sua rotina e nos seus resultados.

Quer ajudar aquela(e) amiga(e) que está perdidinha(o) no home dela(e)? Então compartilha esse conteúdo com ela(e). 😄

#OrganizeSe e #HomeOfficeSe!

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