Por Gabriel Mansur

Sim, já falamos demais sobre as Olimpíadas de Tóquio. Não, não temos nada mais relevante para abordar no momento. Mentirinha: até temos. Mas queremos? Nananinanão.

Você pode até estar cansado do assunto, o que nós achamos um ultraje (não a rigor), já que os temas levantados têm sua relevância.

Mas nunca, nunquinha, jamais, jamé, saia dessa página sem terminar a leitura. É aprendizado. Acima de tudo: estamos de olho! 👀👀

Em homenagem aos Jogos Olímpicos de 2020, a Emplifi– nova marca da Socialbakers e plataforma de experiência do cliente (CX) – fez um levantamento sobre o engajamento em postagens de marcas nas redes sociais relacionadas às Olimpíadas.

O estudo mostra que, entre as marcas monitoradas pelo projeto, foram 6.111 posts relacionados ao tema publicados de 1 de julho a 08 de agosto. Juntas, essas publicações acumularam 2.254.553 interações.

Apesar do maior número de posts terem sido feitos no Facebook e no Twitter, o Instagram foi a plataforma que gerou maior volume de interações em conteúdo relacionado à Olimpíada.

Na rede social de fotos e vídeos, as marcas que se destacaram foram Havaianas (com 130.068 interações), Grão de Gente (com 73.352 interações) e Riachuelo (70.105 interações).

Já no Twitter, a Havaianas, “que todo mundo usa”, se manteve no pódio com 16.173 interações em suas postagens sobre as Olimpíadas. A marca soube aproveitar o fato dos atletas brasileiros terem usado seus produtos na cerimônia de abertura para criar conteúdo em suas plataformas.

Mas quem levou a melhor na rede social do passarinho foi a XP, que acumulou 58.931 interações, além da TIM Brasil, com 24.006 comentários e retweets em suas postagens.

Casas Bahia, MRV e Qualicorp foram as três empresas que obtiveram mais engajamento em suas postagens sobre Olimpíadas no Facebook, respectivamente com 83.195, 59.336 e 36.275 interações.

Confira abaixo o ranking completo de cada rede social:

Top 10 – Facebook

  1. Casas Bahia – 83.195 interações
  2. MRV – 59.336 interações
  3. Qualicorp – 36.275 interações
  4. TIM Brasil – 32.961 interações
  5. Ajinomoto do Brasil – 28.800 interações
  6. OLX Brasil – 21.225 interações
  7. CPFL Energia – 21.060 interações
  8. Skol – 19.620 interações
  9. Bitz – 16.508 interações
  10. Olla – 15.451 interações

Top 10 – Instagram

  1. Havaianas – 130.068 interações
  2. Grão de Gente – 73.352 interações
  3. Riachuelo – 70.105 interações
  4. XP – 44.644 interações
  5. RubyRose_oficial – 30.317 interações
  6. Dragon Pharma Brasil – 28.519 interações
  7. Risqué | Friends – 26.689 interações
  8. CAIXA – 21.414 interações
  9. Red Bull Brasil – 20.830 interações
  10. Santa Lolla Oficial – 18.184 interações

Top 10 – Twitter

  1. XP – 58.931 interações
  2. TIM Brasil – 24.006 interações
  3. Havaianas – 16.173 interações
  4. Netflix brasil -15.600 interações
  5. Coca-Cola Brasil – 9.858 interações
  6. Salon Line – 5.127 interações
  7. Bridgestone Brasil – 4.444 interações
  8. Mercado Livre – 3.257 interações
  9. McDonald’s Brasil – 2.969 interações
  10. Nat Natura – 2.912 interações

Para esse estudo, a Emplifi analisou as páginas de Facebook, Instagram e Twitter de diversas marcas no Brasil monitoradas pela empresa.

As análises foram feitas através das publicações de conteúdo que utilizaram palavras-chave como Olimpíadas, Jogos Olímpicos, Tokyo e Tóquio 2020, além de termos como “medalha”, “pódio”, “atleta”, “ouro”, “recorde”, entre outros.

O período de análise considerado foi de 1 de julho a 8 de agosto de 2021.

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