Por Gabriel Mansur

A psicologia das cores é o estudo das cores em relação ao comportamento humano. Essa área tem como objetivo determinar como a cor afeta as decisões.

Acerca da psicologia das cores, a escritora e cientista social alemã Eva Heller afirma, por exemplo, que vermelho remete a todas as atitudes positivas em relação à vida; sendo considerada a cor da força, da vida.

Fato é que, para além dessa experiência, a psicologia das cores vem sendo estudada para melhor compreender como o cérebro humano identifica as cores existentes e como as transforma em sensações e sentimentos, por meio da percepção individual.

Não se trata simplesmente de uma questão de gosto, mas sim de experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento.

Sabendo que nossos humores e sentimentos são instáveis e que as cores desempenham um papel na formação da atitude, torna-se relevante para o marketing entender a importância das cores.

Tanto no desenvolvimento da identidade visual da organização, nas logomarcas, quanto no desenvolvimento de produtos, considerar o efeito das cores no cérebro dos consumidores é considerado um ponto fundamental.

Uma matéria publicada na página do Estadão, que trata da Psicologia Secreta das Cores dos tênis, aponta que as empresas fabricantes de tênis esportivos vêm se tornando cada vez mais aficionadas e atentas à Teoria das Cores.

Jenny Ross, chefe de design de conceito e estratégia da empresa New Balance, diz que “a cor nos excita ou nos acalma, aumenta nossa pressão sanguínea. É algo poderoso”. Isso denota como estão atentos a estudar a temática.

Na New Balance, ofertam tênis de tons de cinza em todas as temporadas, sendo que eles têm “caráter e personalidade”. Já a Nike aposta na cor Volt, um verde limão, extremamente chamativo.

Ryan Cioffi, vice-presidente de design da Reebok, diz que “a primeira cor que você vê nos seus receptores ópticos é um limão super brilhante”. Possivelmente, é uma visão evolucionária de animais venenosos e “sinaliza perigo”.

As cores são utilizadas para produzir intencionalmente emoções e sentimentos nos clientes potenciais. Segundo ele, “algo físico ocorre quando você o vê. Volt tem a ver com o emocional”, afirma Martha Moore, diretora de criação da Nike.

Na matéria do Estadão, argumentam que nós temos um relacionamento pessoal complexo com as cores, portanto a teoria das cores importa mais do que nunca quando se trata “do que você coloca nos seus pés”.

Assim, a Puma apresenta um tênis que é uma remixagem, que se propõe a ligá-los à cultura da música eletrônica e fazer o usuário “se sentir animado”.

Subjetividade máxima se vê na pretensão dos tênis mais recentes da Adidas, que teve sua paleta de cores quentes inspirada pelo “icônico cinema jamaicano”. A estilista da marca afirma que “estava interessada em explorar cores que desvanecem no sol jamaicano”.

Para além do que se coloca nos pés, estudos apontam que a identidade visual das empresas, como se comunicam com o seu público-alvo, pode constituir-se a diferença entre o posicionamento da marca.

Em vez de misturar-se aos concorrentes, o destaque de uma empresa frente a eles pode estar na cor que essa mesma empresa explora. Estudos mostram que nossos cérebros preferem marcas reconhecíveis.

O Mcdonald ‘s, por exemplo, tem o “M” amarelo identificado a quilômetros. Não é uma coincidência do destino, mas sim logomarca e cor estrategicamente pensadas.

Portanto, as cores têm importante papel para a identidade de uma marca, e é justamente pela repetição que se vence o jogo, o que eleva a importância de as marcas darem atenção especial às cores do logotipo, uma vez que esses podem garantir diferenciação frente aos concorrentes.

Se interessou pelo assunto? Quer saber mais a respeito de como explorar as cores a seu favor? Não perca tempo e entre em contato com a gente através do WhatsApp 92 98188-9524.

Quer receber nossos blogs e outros conteúdos do universo do marketing digital lá no Telegram? É só entrar no nosso canal tocando/clicando no link a seguir: https://t.me/newmdsolutions.