4 Etapas para Criação de Conteúdo

Por Leomara Duarte

Como gerar um conteúdo relevante e de qualidade para chamar a atenção dos usuários na internet, bombardeados diariamente com milhares de informações? Como resolver o impasse e transformar um problema em solução?

Não importa o tipo de conteúdo que você irá produzir, qualquer ação será composta de 4 etapas: planejamento, desenvolvimento, divulgação e mensuração dos resultados. Na verdade, há ainda uma quinta, começar tudo de novo.

Planejamento

Não existe produção de conteúdo sem saber a mensagem (o que se quer falar) ou o receptor (para quem se quer falar). Afinal, esse é o ciclo básico de uma comunicação exitosa.

O mecanismo mais eficiente para destacar assuntos relevantes é a criação de um roteiro de pautas. Neste contexto, é preciso antes estabelecer o assunto a ser abordado de acordo com o público-alvo.

Antes de iniciar qualquer texto, entenda o tipo de conteúdo que vai ajudar seus potenciais clientes a resolver os problemas deles. É importante que os textos sejam relevantes e úteis ou então você não terá o resultado esperado.

Também é importante traçar o planejamento macro de toda sua estratégia de marketing de conteúdo. Seu objetivo é gerar leads, aumentar a relevância e a autoridade da marca, aumentar a cultura e o acesso ao seu produto?

Estabelecidos os assuntos a serem abordados, outro passo importante é saber a periodicidade das publicações e em qual data será postado cada artigo. É preciso manter a frequência, sem pular nenhum dos dias planejados.

Desenvolvimento

Um conteúdo relevante tem que ter alguma dessas características: autoridade, novidade ou utilidade. Ou seja, ele precisa transmitir algum conhecimento, contar algo inédito ou ensinar alguma coisa útil, prática.

A pesquisa de mercado é uma excelente forma de gerar conteúdo relevante para a sua marca. Afinal, ao divulgar os dados exclusivos de uma pesquisa que você fez, você está divulgando dados inéditos.

Divulgação

O trabalhador, independente de sua área de atuação, almeja um reconhecimento pelo job, certo? Da mesma forma, todo conteúdo é produzido para ser lido ou visto.

Por isso, faz parte de qualquer estratégia espalhar tudo o que foi produzido por aí. Essa etapa se torna ainda mais essencial diante da geração atual (no Brasil, por exemplo, 189 milhões de pessoas acessam as redes sociais diariamente).

Essa parte, portanto, também precisa ser planejada e executada com carinho.

Mensuração dos resultados

Se você planejou e executou, agora é a hora de avaliar se seu trabalho foi bem-sucedido. E a única forma de avaliar os resultados é por meio do acompanhamento dos dados.

Dessa forma, o marketing digital possibilita a medição de praticamente tudo o que você pode imaginar. E, ao analisar os dados, é possível entender quais ações deram resultado, que tipo de resultados, e a que custo.

Caso alguma ação não gere os resultados esperados, não se desespere. É preciso ter em mente que os números não vêm da noite para o dia. Além disso, o erro é natural nesse ambiente. A questão é lidar positivamente com as falhas e, sobre ela, repensar a estratégia de conteúdo até que o acerto venha.

Conclusão

Essas são algumas dicas básicas para planejar e criar seu conteúdo. Não é tão fácil quanto parece, né? Se você precisa de ajuda especializada para a criação e gerenciamento de conteúdo para suas redes, fale com a NewMD!

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