Por que inserir memes na sua estratégia de Marketing?

Por Leomara Duarte

Hoje, as pessoas estão cada vez mais conectadas, e acessar as redes sociais diariamente tornou-se um hábito dos brasileiros. Porém, para produzir um conteúdo que engaje o usuário, gere engajamento e resultados, é necessário se reinventar.

Os memes são ótimos recursos para implementar na sua estratégia de marketing. Com a popularização das redes sociais, esse tipo de conteúdo ganhou ainda mais força e alcance. No mundo virtual, uma postagem pode se tornar viral de forma espontânea e quase imediata.

Aproveitar esse fenômeno pode, portanto, ser uma decisão inteligente para maximizar as estratégias de marketing. E você não pode ficar de fora dessa! Entenda melhor sobre esse assunto e como aplicá-lo da maneira correta.

O que é Meme?

O escritor Richard Dawkins criou e denominou o termo meme  em seu livro The Selfish Gene (O Gene Egoísta, lançado em 1976), do qual o significado é uma mistura de informações que podem se multiplicar entre os cérebros ou em determinados locais como, livros.

O resumo do seu livro é sobre o meme, considerado uma evolução cultural, capaz de se propagar. Um meme pode ser pensado como uma ideia, conceito, sons ou qualquer outra informação que possa ser transmitida rapidamente. O estudo desse conceito é chamado de memética.

Meme é uma palavra grega que significa imitação. Um meme é um tipo de sátira que frequentemente explora o significado da cultura Pop. Eles são uma maneira eficaz de reunir pensamentos, emoções e ações de maneira facilmente transferível, tornando-os ideais para preencher a categoria "viral". O principal objetivo de um meme é se envolver por meio de uma conexão emocional com o público.

Como usar memes na sua estratégia de Marketing?

Com o potencial de se tornar viral e expandir o alcance de uma marca, os memes têm sido usados ​​por várias empresas como sua principal estratégia de mídia social.

Afinal, um bom senso de humor pode aproximar as pessoas e ajudar a criar uma comunicação empática com seu público-alvo.

Se usados ​​corretamente pela sua marca, os memes têm um enorme potencial para engajar, aumentar sua base de clientes e gerar um senso de identidade.

É necessário estar por dentro dos assuntos relevantes do mundo digital. O tempo é essencial aqui. Alguns memes têm uma data de validade e novos memes surgem a todo momento. Quem entra na brincadeira primeiro se dá bem logo.

Sua estratégia de marketing digital precisa estar em constante atualização. Se um meme combina perfeitamente com o tipo de comunicação que sua marca está fazendo e com o perfil de seu público-alvo, você pode obter muitos benefícios ao usá-lo.

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