O que fazer para superar o bloqueio criativo?

Por Gabriel Mansur

Não existe nada tão agoniante para quem cria, independentemente do tipo de criação, quanto o bloqueio criativo. A sensação de que há um macaquinho tocando pratos no seu cérebro é indescritível.

Um bloqueio criativo não é nada de outro mundo e nem uma revolta dos deuses contra você. Na verdade, essa experiência ocorre por razões psicológicas ou fisiológicas.
Por ser uma das piores dores do mundo criativo, resolvemos fazer uma lista do que pode ser feito para superar esse bloqueio. Confira abaixo:

Faça uma pausa

Leve seu irmão mais novo na escola, faça uma atividade física, passeie com seu pet, tome um café. Se desligue por um tempo. Quando você menos esperar, a ideia virá à mente.

As pesquisas apontam que o tédio é um dos combustíveis mais eficientes para deixar as pessoas mais criativas.

Encontre seu horário de ouro

Tem gente que funciona melhor pela manhã, há outros que preferem trabalhar à noite e dormir até mais tarde.

Encontre o momento do seu dia que você tem mais facilidade para se concentrar e se dedique às atividades que exigem mais de sua criatividade.

Escreva livremente, sem editar

Quanto mais você tentar entregar algo perfeito de primeira, mais dificuldade você terá em passar as ideias para o papel. O ideal é primeiro escrever tudo o que está na sua mente e depois fazer os ajustes necessários.

Mude seu ambiente de trabalho

Trocar o seu ambiente de trabalho pode te ajudar a olhar para algo com uma perspectiva diferente e até mesmo a se concentrar melhor.

Ouça música

Estudos científicos comprovam que ouvir música tem um efeito relaxante e ajuda a reduzir os níveis de estresse no corpo. Se a causa do seu bloqueio criativo é o estresse, a solução pode ser mais simples do que você imagina.

Durma bem

O sono é essencial para consolidar, organizar e estruturar as memórias no cérebro, o que está diretamente ligado ao processo criativo.

Defina seu conteúdo com antecedência

Se a causa do seu bloqueio é a falta de planejamento, a solução ideal é criar um calendário editorial com os conteúdos que precisam ser produzidos.

Essa forma de organização vai dar uma clareza sobre o que precisa ser feito e também como gerir melhor o tempo.

Pesquise

Uma das causas do bloqueio criativo pode ser a falta de domínio do tema ou da técnica que você deseja utilizar.

Neste caso, a solução é tirar um tempo para fazer pesquisas, entender melhor sobre o assunto, encontrar referências que possam te inspirar.

Sabia dessas recomendações para superar o bloqueio criativo? Se você utiliza alguma técnica que não mencionamos aqui, conta para a gente nos comentários!

Gostou do conteúdo? Então curta, compartilhe e salve para você não esquecer!

Quer receber nossos blogs e outros conteúdos do universo do marketing digital lá no Telegram? É só entrar no nosso canal tocando/clicando no link a seguir: https://t.me/newmdsolutions.

Compartilhe:

Sinta-se à vontade para nos escrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As mais recentes

Instagram

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter, para ficar por dentro de tudo sobre marketing digital!

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como podemos lhe ajudar?