Já pensou em estratégias que podem fazer com que o cliente chegue até sua empresa? Na prática, isso pode ser concretizado com o Inbound Marketing, metodologia de Marketing Digital que prioriza o relacionamento com o potencial cliente.
Ela é o oposto do Outbound Marketing, o que conhecemos como Marketing tradicional, que "empurra" um produto ou serviço para o consumidor. Nesse sentido, o Inbound Marketing tem como objetivo criar valor e fazer com que o cliente venha atrás do serviço.
O Inbound Marketing é um estratégia de marketing que visa atrair clientes em potencial para o seu negócio. Ou seja, a ideia é "convocar" quem realmente tem interesse no produto ou serviço de sua empresa através de um conteúdo relevante e personalizado.
Com o Inbound Marketing, seu negócio é encontrado por pessoas que estão interessadas em seu produto ou serviço e isso gera um maior engajamento para sua empresa. A partir daí, é estabelecido um relacionamento entre sua empresa e o usuário.
Por que explorar o Inbound Marketing?
No Inbound Marketing, a área de marketing da empresa é a escolha certa para fazer investimentos.
A cada ano que passa, fica mais tênue a diferença entre o real e o virtual, entre o offline e o online. Não se diz mais "entrar na internet", pois a internet já está em praticamente todos os lugares.
Por essa razão, toda empresa pode utilizar conceitos de Inbound Marketing como método de captação de clientes e receita. É possível adaptá-la e empregá-la em qualquer empresa, usando conteúdo para transmitir a mensagem de que sua marca pode resolver um problema crítico do público.
Hoje, o Inbound Marketing atingiu patamares que o marketing tradicional não conseguiu. O principal deles é que, no Inbound Marketing, a área de marketing da empresa é o centro de investimentos e não um centro de custo.
O motivo para essa afirmação é que todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas. É possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas de web analytics.
Ou seja, tendo o conhecimento dessas informações, é possível otimizar as campanhas para ter um melhor retorno sobre investimento.
E é por essa mesma razão que as empresas mais inovadoras do mercado têm usado o Inbound Marketing agressivamente como estratégia de Marketing.
Resumindo, o Inbound Marketing serve para 5 grandes ações:
- Aumentar a visibilidade de seu negócio: sua empresa marca presença em diferentes canais de divulgação;
- Diminuir o custo de aquisição de seus clientes: os dados de cada ação e campanha ajudam a otimizar os custos, investindo no lugar certo e na hora certa;
- Atrair clientes em potencial: encontre os perfis certos com maior interesse nos seus produtos ou serviços;
- Gerar conteúdos que fazem diferença: a marca passa a ser relevante para o público, ajudando a tirar dúvidas e a resolver problemas importantes;
- Otimizar o processo de vendas: o público chega mais preparado para receber uma abordagem de vendas, aumentando as chances de fechar uma compra.
Conclusão
Muita gente vende o Marketing Digital como algo que se pode fazer sem quase nenhum custo e, de fato, é possível começar a fazer coisas interessantes com poucos recursos: você consegue criar um bom conteúdo e fazer a coisa começar com pouco dinheiro.
Mas a partir do momento que você vê a coisa funcionando e vê que realmente precisa criar uma estrutura, você vai naturalmente precisar de mais investimento.
Afinal, um time pequeno não dará conta de todo o trabalho, e não conseguirá suprir a demanda da equipe de vendas. Então por que não contratar uma agência especializada para ajudar? Nós da NewMD somos especialistas nesse serviço.
A NewMD, com toda a experiência em seus mais de 15 anos de mercado, tem a capacidade de seguir etapas ideais para a sua empresa atrair os melhores clientes. Não se acanhe: entre em contato.
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