Não é mais novidade que a internet está dominando o mundo, certo? Hoje em dia quase não se faz mais nada sem ela e com esse avanço digital, a mídia tradicional e suas estratégias de comunicação estão cedendo cada vez mais espaço para a comunicação digital

No blog post de hoje vamos explicar qual a diferença entre as duas estratégias de marketing. Podemos adiantar que é a forma como o consumidor é impactado pela mensagem. Boa leitura!

Outbound (mídia tradicional)

A comunicação trabalhada nessa metodologia é a direta. O anúncio no meio de uma revista ou jornal impresso, o intervalo comercial do seu programa favorito e o pop up pulando no seu navegador de pesquisas, são exemplos da forma de comunicação dessa metodologia.

Ele fala diretamente com o consumidor, gerando um amplo contato em massa que permite que um grande público seja atingido por suas estratégias.

Aqui, a ideia estabelecida é a de contato indireto, menos invasivo onde o consumidor escolhe onde busca, o que busca e o que consome. A comunicação é feita com estratégias de criação de conteúdos relevantes que farão com que a jornada de compra do consumidor seja mais confortável.

Atualmente, 93% dos processos de compra começam com uma pesquisa sobre a sua empresa, produtos ou serviços, na internet. É nesse momento que você precisa estar preparado e aparecer nos resultados de busca com o conteúdo certo.

Quadro comparativo: Inbound vs. Outbound

Inbound
  • Comunicação mais indireta;
  • Modelo de comunicação em via dupla: mais diálogo e interação;
  • Custo relativamente mais baixo;
  • Engaja mais pois o conteúdo da mensagem é mais envolvente e relevante para o público;
  • É possível acompanhar resultados em tempo real e modificar a estratégia imediatamente, se necessário.
Outbound
  • Comunicação mais direta (invasiva);
  • Modelo de comunicação em massa;
  • Velocidade de ROI (custo de investimento) mais alta;
  • Atinge resultados mais rapidamente.

Apesar de utilizarem formas de abordagem diferentes, ambas as estratégias têm espaço para existirem juntas. E em algumas ocasiões, trabalhando de forma conjunta e bem alinhadas, o resultado pode ser espetacular. 

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