É bem provável que você já tenha visto um personagem em comerciais de TV ou aqui na internet e, automaticamente, tenha se lembrado de uma marca. Se você não lembra agora, nós damos uma mãozinha:

Agora lembrou, não é? Pois bem, esses personagens que marcaram a infância de muitas pessoas, como é o caso do Ronald MCDonald, do franguinho da Sadia (o Lequetreque) e dos robôs do Big Brother Brasil,  são os famosos mascotes, uma estratégia de marketing diferenciada que pode expandir grandemente o alcance de uma marca.

O conceito

Os mascotes são personagens criados para representar e humanizar uma marca. Na criação, eles geralmente fazem relação ao segmento de atuação da empresa e são representados por animais, pessoas ou objetos animados. 

Na representação da marca, o objetivo deles é cativar e persuadir o público através do carisma em campanhas publicitárias on-line e off-line, ou na disseminação de conteúdos gerais nas mídias, como é o caso da Magalu, mascote da empresa Magazine Luiza que tem até perfil nas redes e interage como influenciadora virtual 3D.

A importância de ter um mascote

Estudos comprovam que os mascotes influenciam significativamente na decisão de um consumidor em comprar produtos, ou contratar serviços de uma determinada empresa. Isso se dá pelo fato da força de expansão que o personagem gera à marca através de muito carisma e sensações positivas transmitidas ao consumidor que, por consequência, faz com que ele se torne fã, cliente e divulgador dessa marca.

As vantagens

#1. Expansão da marca

Como citado acima, o mascote potencializa a expansão de uma marca e isso aumenta o alcance dela fazendo com que mais pessoas vejam e passem a conhecer por causa do mascote, o que nos leva à segunda vantagem.

#2. Fácil reconhecimento

É cientificamente comprovado que o nosso cérebro é propenso a memorizar mais facilmente uma imagem do que um texto, então pelo fato de o mascote ter características visuais, ele se torna mais fácil de ser lembrado pelas pessoas, até mesmo sem que seja necessário elas visualizarem o logotipo ou a logomarca da empresa.

#3. Possibilidade de viralização

Um tópico que também tem relação com os dois anteriores! É possível que seu mascote viralize e se torne bastante famoso, como é o caso dos personagens marcantes que citamos no início da matéria. Mas assim como qualquer outro trabalho, para ter um bom resultado é necessário ser bem feito. 

Portanto, seu mascote precisa ser criado de forma planejada para que represente exatamente o seu negócio, o que ele oferece e transmita uma sensação agradável ao público.

O New

Aqui na agência nós temos o New, que é a personificação do que oferecemos aos nossos parceiros: ideias, criatividade, produtividade e resultado. As características visuais dele são uma lâmpada que significa ideia e criatividade + o corpo de lápis que significa a produtividade que nos leva aos melhores resultados.  

Além de usarmos ele em nossos materiais e canais digitais como no nosso site, mídias sociais,  canais de veiculação indoor, entre outros, também o aplicamos em impressões como lembranças e decoração de confraternizações sazonais internas.

Muito bacana, não é? Ficou interessado em criar o seu para ontem? Calma, nós podemos te ajudar com isso, é só tocar aqui.