Vivemos na era da informação, onde a disseminação de conteúdo é constante e avassaladora, principalmente nas redes sociais. Diante do fato, qualquer empresa que deseja se destacar e se manter firme num mercado tão competitivo e acirrado, necessita investir em estratégias de marketing digital. 

Esse investimento gera inovação, engajamento, visibilidade e resultados para a marca. Porém, para que isso aconteça de forma eficaz, é necessário ter um planejamento de marketing digital. 

Um plano bem construído e definido, permite às empresas terem uma visão abrangente sobre as estratégias e ações que podem trazer melhores resultados para o negócio. Portanto, pode-se considerar o plano de marketing como uma ferramenta de gestão que ajuda a empresa a ficar à frente da concorrência.

O que é um plano de marketing?

É o registro de informações em um documento criado para negócio, a fim de direcionar o desenvolvimento de ações para alcançar determinados resultados para a marca. Através desse documento, a empresa consegue traçar estratégias à altura de exigência do mercado competitivo, além de idealizar os resultados que pretende atingir com as ações de marketing.

Criando um plano

Agora que você já sabe o conceito e sua importância, vamos para alguns passos de como criar.

Faça uma análise do segmento em que sua empresa atua

Saiba quais são os fatores de influência na área de atuação da sua empresa e qual a real situação dela no mercado. Qual visibilidade e credibilidade ela tem nele? Como está sendo a receptividade das pessoas com os produtos ou serviços oferecidos?  

É importante analisar também o ambiente externo dela e qual tipo de influência ele exerce, para conseguir identificar possíveis ameaças e oportunidades de negócio.

  • Fatores que abrangem o ambiente externo: econômicos, tecnológicos, políticos, sócio-culturais, o consumidores, fornecedores e até mesmo a concorrência. O ambiente interno da empresa também precisa ser analisado, para identificar os pontos fortes e fracos do negócio, a fim de buscar evoluções e soluções.
  • Fatores que constituem a análise interna: cultura da empresa/marca, recursos tecnológicos, humanos e financeiros.

Após essa identificação geral, fica mais fácil traçar estratégias eficazes.

Defina as personas

Para dar certo, é imprescindível que sua empresa conheça o público que pretende atingir. Portanto, é necessário definir bem as personas (público-alvo) para conseguir exercer um trabalho que trará bons resultados.

Alinhe seus objetivos para o planejamento

Aqui é o momento de definir os objetivos da empresa, onde ela pretende chegar e quais resultados pretende alcançar. Os objetivos devem estar atrelados à missão, visão e valores do negócio.

  • Exemplos de objetivos: ter um atendimento superior ao da concorrência, maior prospecção de clientes e garantir a satisfação dos mesmo para assim se tornar referência no mercado. 

Esses foram apenas três etapas do passo-a-passo para montar um plano de marketing. Quer saber quais são os demais? Entre em contato conosco pelos números abaixo, temos uma equipe especialista que vai te ajudar a definir um planejamento eficaz para iniciar as estratégias de marketing da sua empresa:

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