Descansar é necessário para a criatividade

Em tempos onde trabalhar “incansavelmente” é sinônimo de produtividade e as pessoas parecem disputar quem trabalha por mais tempo e em grande quantidade, tirar um tempo para si e relaxar a mente soa como perda de tempo e improdutividade. Mas o que a maioria das pessoas não sabem ou têm noção, é que “não fazer nada” é necessário para a mente e melhora muito o processo criativo.

Essa atividade é conhecida como ócio criativo.

O conceito

Imagem: Correio Braziliense

Por não concordar com esse estilo de vida workaholic, termo originado do inglês para nomear pessoas que têm compulsão em trabalhar,  na década de 90 o sociólogo italiano Domenico De Masi criou o conceito para defender o ócio como um grande estimulante para a criatividade

De acordo com ele, é essencial equilibrar o trabalho, os estudos e o lazer para conseguir extrair o máximo de proveito de cada um sem se sobrecarregar, e ter mais qualidade de vida.

Quando o cérebro está em situação de sobrecarga, o rendimento tende a cair e os resultados das atividades consequentemente são ruins. Ao contrário das atividades realizadas com a mente relaxada que tem bons resultados, pois o cérebro está descansado, estimulado e as ideias surgem inesperadamente.

Ócio não é preguiça

Muitas pessoas confundem ócio com preguiça, mas existe uma diferença entre os dois. A preguiça é adiar uma atividade por não ter vontade de fazer no momento, o ócio criativo é aproveitar o valor gerado por cada atividade. A experiência adquirida no trabalho, o conhecimento com os estudos e a felicidade que os momentos de lazer proporcionam.

A soma de todos dá muito mais qualidade de vida e aumenta a capacidade de criar. Para o autor, uma pessoa que é mestre na arte de viver consegue executar qualquer atividade com excelência, pois não encara o trabalho como algo chato, e sim como mais uma atividade divertida da vida que ela vai fazer com alegria e empenho. 

Na vida, é necessário ter equilíbrio em tudo para ter sucesso em todas as áreas. Todo excesso realmente faz mal. 

E aproveitando seu tempo ócio, você vai ter ideias melhores e vai conseguir executar suas atividades de forma mais tranquila e produtiva. A qualidade de vida melhora e tudo flui.

Tire um tempo para você e relaxe!

Quer receber nossos blogs e outros conteúdos do universo do marketing digital lá no Telegram? É só entrar no nosso canal tocando/clicando no link a seguir: https://t.me/newmdsolutions