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Conheça a estratégia de comunicação fundamental para o processo de vendas da sua empresa

Já estamos no segundo semestre do ano e o mundo ainda continua uma loucura, mas o que também está uma loucura, fervendo mais que o normal, é o mercado digital. E para aproveitar esse hype, é necessário utilizar boas estratégias de comunicação com os clientes no processo de vendas. 

No blog de hoje, vamos apresentar uma dessas estratégias de comunicação bastante rentável, o e-mail marketing.

O que é e-mail marketing?

Consiste em uma estratégia do marketing digital que tem o objetivo de disparar e-mails segmentados para uma base de pessoas, também conhecidas como leads

Os leads são visitantes dos canais de comunicação da sua marca, que optam em fornecer o endereço de e-mail em troca de alguma informação ou material.

A partir do momento que esse usuário demonstra interesse no que sua empresa tem a oferecer, e cadastra o endereço de e-mail, ele se torna um lead, ou seja, uma oportunidade de venda.  Dessa forma, através dos e-mails, você pode se aproximar desse lead oferecendo conteúdos relevantes sobre seus produtos e serviços. 

Mas para que a estratégia funcione para atrair, e não afastar essa oportunidade de conversão, o conteúdo dos e-mails precisam ser e relevantes.

Segmentados?

Sim! Segmentar é filtrar o conteúdo enviado de acordo com o interesse de cada usuário, por exemplo: 

Joaquim gosta de aparelhos eletrônicos, você não vai enviar um e-mail sobre móveis, certo? A segmentação é justamente isso, identificar o que é interessante para o usuário e nutrir esse contato com ele.

Os tipos de e-mail marketing

Newsletter

Considerado porta de entrada para empresas que adotam a estratégia, o formato é um e-mail informativo contínuo com diversos conteúdos que atingem toda a base de leads. Os materiais enviados podem conter novidades sobre a empresa, notícias, indicações de cursos gratuitos, entre outros assuntos relevantes e interessantes, que farão seus leads se aproximarem cada vez mais da sua marca.

Promocionais

A frequência nesse formato é esporádica. Ele serve para quando você informar algo com certa urgência, fazer algum lançamento de um produto, ou até mesmo um e-book de estratégias de conversão, por exemplo.

Sazonais

São e-mails específicos para uma data comemorativa como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e outras datas que você pode aproveitar o momento para oferecer algum conteúdo ou produto que esteja relacionado.

Automatizado

No e-mail marketing é possível automatizar vários e-mails de acordo com o perfil de consumo de cada lead. Assim, você consegue direcionar o conteúdo de acordo com a interação desse usuário com os seus conteúdos, nos seus canais de comunicação. 

Um ponto bastante interessante é que a plataforma permite filtrar esse processo de interação, assim você evita o envio manual para cada usuário.  

Esses são os quatro principais formatos da estratégia. Agora vamos entender como fazer?

Passo-a-passo

#1. Escolha a ferramenta de automação

Essa ferramenta vai ser responsável por nutrir e avançar os leads até o momento da compra. Existem várias disponíveis no mercado, mas indicamos a MailChimp que além de ser grátis, é simples de usar e tem várias funcionalidades que vão ajudar nas suas vendas.

#2. Captar os leads

Uma etapa importante no processo! Caso você queira fazer a captação com a newsletter, basta criar um formulário simples que solicite o nome completo e endereço de e-mail, e vincular ao site ou blog da sua empresa.

Mas para uma estratégia de nutrição, o ideal é criar uma landing page com um formulário mais completo para captar esses leads.

#3. Criando a campanha

Para criar uma campanha, você vai precisar deixar o fluxo e a segmentação de leads preparados, para configurar a automação e escrever os e-mails. Um layout clean, títulos chamativos, CTA (chamada para ação) no final do e-mail e uma linguagem mais informal vão levar seu processo a um passo da conversão.

#4. Dispare e analise

Após enviar o material, faça análises e testes. A partir deles você vai ter um balanço do que deu certo, do que não deu e mudar suas estratégias. É um trabalho de testes e estratégias que dão muito certo. 

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