As ações de marketing aliadas à neurociência que influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor

Já parou para pensar sobre como alguns anúncios e produtos causam impacto na mente e, por consequência, na vida das pessoas? Os formatos, as cores, a posição dos elementos utilizados na criação, os gostos, cheiros, texturas, entre outras características, influenciam diretamente um consumidor na decisão de escolha e compra de um determinado produto ou serviço

Portanto, é extremamente importante entender o que exatamente causa esse impacto, para assim aplicá-lo da melhor forma na sua empresa. Mas antes, vamos entender o conceito:

O que é neuromarketing?

É a junção da neurociência ao marketing. O termo foi criado nos anos 90 por Gerald Zaltamn, um médico e pesquisador da universidade norte-americana de Harvad, e o objetivo do campo é analisar as reações neurológicas do consumidor para entender o comportamento do cérebro aos estímulos causados por um produto/anúncio.

A metodologia

Os testes são feitos através de ressonâncias magnéticas que medem a quantidade de sangue oxigenado no cérebro e, assim, identificam todas as variações quando exposto [cérebro] ao consumo. As técnicas analisam detalhadamente as preferências, necessidades, memória, experiências e emoções do consumidor.

Os resultados obtidos com os testes neurocientíficos ajudam as empresas a definirem e aplicarem melhorias na criação dos produtos e nas estratégias de divulgação dos mesmos para aumentar o efeito de impacto no consumidor, agregar mais valor e credibilidade à marca.

Em pesquisas, neurologistas descobriram que a maior parte das decisões de compra de uma pessoa são tomadas inconscientemente. Por isso, é importante utilizar o recurso para estimular a memória, emoção e experiência que agradem o consumidor. 

Assim, aumentam as chances de ele escolher sua marca levando em consideração primeiramente as sensações que ela e os produtos/serviços proporcionam, e posteriormente os demais critérios como valor, utilidade, custo-benefício, etc. 

Confira aqui um estudo feito pela Fortes Tecnologia, sobre 5 marcas globais que fizeram a diferença no mercado e nas vendas utilizando o neuromarketing.

Curtiu o conteúdo? Então compartilhe com seus amigos! 😄

Fique por dentro dos conteúdos do nosso blog post e outros assuntos do universo do marketing digital, também no Telegram: https://t.me/newmdsolutions