Há um tempo que algumas empresas utilizam a imagem de pessoas famosas em campanhas publicitárias, tanto na mídia off-line em comerciais de TV, outdoors, revistas, entre outros canais, quanto nas mídias digitais que são as mais utilizadas atualmente. Não podemos negar que as redes sociais tiveram um crescimento e avanço considerável nos últimos anos.

Especificamente falando do Instagram, com cada vez mais recursos sendo implementados, principalmente os que aproximam mais as pessoas e geram a sensação de “intimidade”, como é o caso dos stories, muitas pessoas e empresas passaram a ver a plataforma como oportunidade de divulgação e venda de produtos.

Dentro desse contexto de oportunidades, algumas marcas passaram a investir na contratação de pessoas famosas e influentes dentro da rede, como estratégia de divulgação em campanhas publicitárias, uma vez que a influência e credibilidade dessas pessoas pode impactar positivamente nos resultados. 

Isso se dá pelo fato de a pessoa ser uma formadora de opinião e ter um grande poder de persuasão sob seus seguidores, então tudo o que o influenciador usar ou indicar, esse público vai se sentir influenciado a consumir. 

O investimento nesse formato costuma ter custos altos, então é importante ser minucioso antes de fazer a contratação de uma figura pública e vinculá-la a uma marca, pois quaisquer danos que possam vir a afetar a imagem do profissional, também afetará a imagem da empresa.

Confira a seguir dois cuidados importantes antes de fazer a contratação.

Faça uma pesquisa

Pesquise o histórico geral do influenciador e certifique-se de que ele não tenha anunciado com a concorrência e até mesmo se envolvido em polêmicas, porque um dos fatores de extrema importância que impacta diretamente nos resultados, é a credibilidade dessa pessoa.

Seja coerente

Escolha alguém que converse com o que sua empresa representa e oferece, tanto na forma de falar quanto na audiência do influencer. É importante fazer essa análise para se comunicar com o público certo, que corresponda ao segmento de atuação da sua empresa, até porque não faz sentido vender fast food usando um influencer fitness, não é?!

Para uma marca, além do possível retorno positivo nas receitas, esse tipo de parceria pode gerar mais credibilidade, visibilidade, aproximação de público e destaque em meio à concorrência.

Contudo, não dá para afirmar que o método de divulgação é arriscado ou que tem 100% de chances de ser um sucesso. Tudo é relativo à credibilidade, poder de influência do famoso e à qualidade e credibilidade do produto e da empresa. 

Apesar disso, todos estão propensos a errar e ter o nome envolvido em questões negativas, principalmente na era atual onde existe a “cultura do cancelamento”, ataques massivos de haters que comentem linchamento virtual nas redes sociais, entre outras situações que podem afetar negativamente uma imagem. Então é importante ter ciência de que mesmo que o histórico do contratado seja excelente, existe essa possibilidade.

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