Também conhecido como marketing de atração, o inbound marketing é um conjunto de ações com o objetivo de atrair o público de interesse do seu negócio, de forma mais natural e orgânica através da divulgação de conteúdos distribuídos de forma estratégica, sobre assuntos que possam resolver os problemas desses potenciais clientes. A principal diferença para o marketing tradicional é que no inbound quem procura a empresa é o cliente, e não o contrário.

Antigamente, o consumidor não tinha controle sobre o que consumia.

O consumidor era refém dos comerciais de TV que apresentavam um mundo de possíveis soluções aleatórias para os seus problemas. Hoje em dia, na internet, as pessoas têm total domínio do que consomem, portanto, nada melhor do que atrair o cliente pelo conteúdo que ele mesmo deseja absorver.

O processo de inbound é composto por cinco simples etapas:

  • Atrair: para chamar a atenção do público em potencial para os canais da sua marca, é necessário divulgar conteúdo relevante que vá despertar a curiosidade dessas pessoas para saber mais sobre as soluções que a sua empresa pode apresentar. Algumas das estratégias que podem ser utilizadas nessa etapa são marketing de conteúdo, blog, SEO, redes sociais, campanhas entre outros. 
  • Converter: esse é o processo onde você transforma o público interessado, em lead. Para isso, é necessário obter os dados para contato desse visitante para assim, iniciar um relacionamento mais específico com ele. Essa captação pode ser feita através de formulários, landing pages, banners e ofertas.
  • Relacionar: momento de criar estratégias para manter o relacionamento com o lead e fazer com que ele continue interagindo com o seu negócio. Etapa fundamental de convencimento. 
  • Vender:  após realizar todas as etapas acima, chegamos em uma das etapas mais importantes, a venda. Agora é hora de avaliar e selecionar quais leads estão no estágio correto e fechar a venda.
  • Encantar: última etapa e não menos importante porque a relação com o cliente não termina depois da compra. Agora é hora de analisar os resultados de investimento que você teve para conseguir esse alcançar todas as etapas com esse lead (ROI), verificar os erros e acertos do processo e iniciar uma nova jornada de vendas com o cliente, a fim de torná-lo um promotor da sua marca o que, consequentemente, vai atrair mais cliente para a sua empresa.

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