Você sabe o que é briefing? No significado mais simples, o briefing é um documento que servirá como um guia para a execução de um projeto. O termo é muito usado no Marketing Digital e Publicidade e Propaganda, mas pode – e deve – ser explorado em qualquer organização de trabalho.

Imagina um estúdio de tatuagem. Não adianta chegar para o tatuador sem qualquer direcionamento do desenho. É você quem vai dizer se quer uma coruja ou uma borboleta. 

É você quem vai escolher entre a costela ou as costas. Esses são alguns exemplos da importância do planejamento, seja qual for a área de atuação.

O objetivo do briefing é descobrir o que o seu cliente quer, o que ele precisa e o que você vai ter que fazer. Ele vai facilitar o seu trabalho e diminuir as chances da temida rejeição. 

A elaboração do briefing é o primeiro passo para a execução de um projeto, pois é ele quem determinará as etapas a serem seguidas rumo ao sucesso do objetivo desejado pelo cliente.

Vamos a mais alguns exemplos para dimensionar a importância de um briefing bem elaborado. Suponha que você é o diretor de uma empresa de televisão. É necessário, neste caso, conhecer o público que assiste a seus programas, correto? 

Em qualquer briefing que se preze, o público-alvo deve ser conhecido. Afinal, ninguém quer correr o risco de transmitir filmes adultos para crianças. É por isso que não passa Patati Patatá no Discovery Channel.

Agora que já sabemos o valor de um briefing, vamos descobrir como elaborar um. São alguns pontos que devem ser destacados:

  1. objetivo do projeto
  2. público-alvo
  3. concorrência
  4. orçamento
  5. prazos
  6. objeções

O briefing nada mais é que a base de uma pirâmide. É a coluna principal de uma casa. 

Você pode até tentar tirar essa coluna, mas de duas, uma: ou esse imóvel vai  desabar ou vai ficar torto. Eu não dormiria numa casa com risco de ruir a qualquer momento. E você?

Quer receber nossos blogs e outros conteúdos do universo do marketing digital lá no Telegram? É só entrar no nosso canal tocando/clicando no link a seguir: https://t.me/newmdsolutions