O atendimento é parte importante de uma linha de frente vital de qualquer negócio. Atender, compreender, responder e resolver as necessidades do público são requisitos básicos para construir um atendimento de qualidade

Todas as interações provenientes de um bom atendimento, contam para que o consumidor construa uma imagem particular da sua marca, seja ela positiva ou negativa. O que define é a forma como a sua empresa age nesse processo de extrema importância e delicadeza, uma vez que os resultados dele impactam diretamente na satisfação do seu público e reputação da sua marca. 

O que é atendimento ao cliente?

Em um conceito geral, é qualquer suporte que uma empresa deve oferecer a todos os seus consumidores antes, durante e depois do processo de compra de um produto ou contratação de um serviço.

O atendimento mostra a disposição de uma empresa em entender, responder dúvidas, resolver problemas que possam vir a surgir e aceitar feedbacks tanto positivos quanto negativos. Todo esse processo, bem feito, pode ser eficaz, além de ajudar a criar e gerir um bom relacionamento com seu cliente, o que vai ser ótimo para aumentar  o reconhecimento e destacar sua marca no mercado, pois um atendimento de qualidade é um diferencial.

Com o mercado em grande competitividade, os clientes se tornaram cada vez mais exigentes e para ajudar você a não perder para a concorrência, trouxemos três dos princípios básicos de um bom atendimento, para que a sua empresa saia na frente e se destaque:

Empatia

Além de resolver o problema dos clientes, coloque-se no lugar dele, escute com atenção e entenda suas dores de forma empática, como se fosse você passando pelo problema. Essa dica vai ajudar você a solucionar o problema do seu cliente de forma muito mais empenhada e eficaz, o que vai agregar mais reconhecimento para a sua marca durante o processo de solução.

Agilidade

Princípio importantíssimo! Afinal, ninguém gosta de ficar esperando muito tempo, principalmente na sociedade ansiosa e imediatista em que vivemos atualmente. Seja ágil na troca de informações para a solução, mas sem perder o foco para não gerar um problema maior ou além do já existente. 

Não deixa o cliente esperando, evite uma comunicação extensa, seja conciso, objetivo e transfira o atendimento para outra pessoa somente quando for necessário. Terceirizar por indisposição não gera uma boa percepção para o cliente, pois essa atitude pode demonstrar desinteresse e despreparo.

Disponibilidade

Demonstre que você está disponível para atender o cliente quando ele precisar. Ofereça atendimento on-line através de canais digitais como redes sociais, WhatsApp, ligações, SMS, entre outros. 

Isso despertará no seu cliente a sensação de maior confiança, de que ele pode resolver seus problemas no conforto da sua casa, o que é o ideal na atual conjuntura de pandemia e isolamento em que o mundo está vivendo.

Esses foram apenas três dos princípios que um bom atendimento deve ter. Existem vários outros, dentre eles, o da personalização. Você sabia que existe uma plataforma que ajuda você a atender o seu cliente de forma personalizada com base nos gostos e preferências dele, o que torna a experiência desse consumidor muito mais prazerosa e objetiva? 

Se você não sabia e tem interesse em descobrir, entre em contato conosco através dos números abaixo: 

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